Foregon.comConteúdos

Saiba como evitar golpes online

Por Janaína TavaresPublicado em
Compartilhe

Comprar pela internet tem sido uma das opções que mais traz comodidade para o consumidor brasileiro. Afinal, com essa forma de aquisição você pode fazer a compra de um produto ou serviço sem sair de casa. No entanto, dentre desse meio existem os golpes online que podem prejudicar sua vida financeira.

Por isso, que tal aprender a evitar esse problema? Em nosso artigo, você vai conhecer algumas dicas que já pode colocar em prática antes mesmo de comprar algo pela internet. Preparado para saber mais? Acompanhe a leitura.

Evite golpes online e confira a credibilidade da empresa

Para ter uma experiência mais segura no ambiente online, você pode checar alguns dados da loja virtual. O primeiro deles é ver se a empresa de comércio eletrônico está disponibilizando em seu site o CNPJ, razão social, endereço e telefone.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Além disso, vale a pena localizar também se ela oferece canais de comunicação, como SAC, ouvidoria, chat online e e-mail, para possíveis problemas ou dúvidas.

Caso você não encontre essas informações, é interessante buscar por outra loja online. Isso porque, sem esses itens básicos, provavelmente a empresa não tem credibilidade para atuar.

Para ter ainda mais certeza se compensa ou não comprar com determinada loja virtual, você pode fazer uma pesquisa com o intuito de averiguar a reputação dessa empresa. Comece essa consulta nos órgãos de proteção ao consumidor, Reclame Aqui e Procon, por exemplo.

Essas são duas ferramentas essenciais, já que é possível verificar as notas, reclamações, avaliações, dentre outros dados que envolvem a empresa.

Se previna de golpes online checando mais detalhes da loja

Assim que você iniciar esses primeiros passos para evitar cair em um golpe online, é fundamental analisar a loja virtual com mais atenção, buscando por alguns detalhes que podem dizer mais a respeito da confiabilidade dessa empresa de comércio eletrônico.

Sendo assim, confira se ela tem algum selo de segurança ou até mesmo uma certificação digital que garante a proteção dos seus dados pessoais.

Ainda nessa parte de segurança, cheque se o endereço eletrônico do site começa com "https". Se sim, você pode ficar mais tranquilo porque a loja virtual conta uma conexão segura.

O que mais você pode fazer para evitar golpes online?

A partir do momento que você decide comprar algum produto ou serviço no meio online, pode adotar algumas atitudes que vão fazer a diferença nesse momento, tais como:

  • Não faça suas compras por meio de redes de Wi-Fi abertas ou em outros computadores;
  • Guarde o comprovante da compra, além dos e-mails e códigos de confirmação que indicam que a aquisição foi realizada;
  • Peça indicação de parentes e amigos para ver se os serviços oferecidos pelo loja virtual são de confiança e de qualidade;
  • Preste atenção em promoções e descontos que parecem ser muito vantajosos, já que isso pode indicar uma tentativa de fraude.

Conteúdos que você precisa conhecer

Para te ajudar ainda mais durante a sua jornada aqui na Foregon, selecionamos outros artigos que podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com as nossas dicas. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário aqui para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Janaína Tavares

Jornalista e produtora de conteúdo, é Redatora na Foregon. Apaixonada por cinema e pelo mundo asiático, seu foco está em entregar textos úteis e inspiradores.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    O que é a Click Conta Bradesco?

  • Dicas financeiras

    Faturamento MEI 2020: descubra

  • Dicas financeiras

    Como pagar boleto com PayPal?

  • Dicas financeiras

    Sky pré-pago: conheça e veja se vale a pena

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras