Saiba como não cair no golpe de comprovante de Pix falso
Segundo o Banco Central, apenas no mês de agosto de 2022, aconteceram mais de 2 milhões de transações via Pix. Em busca de tirar algum proveito do grande volume de transações, alguns golpistas passaram a aplicar o golpe de comprovante de Pix falso. Se você possui um negócio, é preciso ficar atento! Continue a leitura e saiba como identificar.

O que você procura?
Como acontece o golpe de comprovante de Pix falso?
No golpe de comprovante de Pix falso, o golpista envia um comprovante falso de transferência Pix, engana o lojista e leva ou recebe um produto sem pagar nada.
Como é um comprovante de Pix falso?
O comprovante de Pix falso pode surgir de diferentes formas, por isso sempre fique atento nos pequenos detalhes, como:
- Marcas de edição: sempre fique atento ao nome e logotipo da instituição financeira e se o documento não apresenta marcas de edição, como algumas partes menos nítidas ou com uma má qualidade;
- Data e horário: confira a data e o horário que a transferência Pix foi realizada, pois alguns golpistas podem acabar esquecendo de editar esses campos;
- Saldo da conta: confira o comprovante no saldo da sua conta antes de entregar e concluir uma venda online ou presencial.
Atenção: o Pix pode levar até uma hora para compensar em outra conta.
Fique atento com agendamento de Pix
Quando alguém agenda um Pix para sua conta, não é garantia que você receberá a transação. Afinal, o agendamento de uma transferência Pix pode ser cancelada pelo emissor ou não debitada por falta de saldo em conta no dia programado. Por isso, fique atento com o golpe do Pix agendado!

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
O que fazer quando cair no golpe do falso comprovante Pix?
Caso você tenha caído no golpe do falso comprovante Pix, é possível fazer um boletim de ocorrência na polícia e uma reclamação no banco em que o golpista possui uma conta para evitar novos golpes. Além disso, é indicado que você informe a sua instituição financeira para evitar que novos usuários caiam no golpe,
No entanto, é válido dizer que nem sempre você conseguirá recuperar o dinheiro perdido, mas novos mecanismos estão sendo desenvolvidos para que aconteça o ressarcimento do Pix.
Faça a consulta de CPF na Foregon e receba alertas por e-mail ou SMS, quando alguma instituição checar seus documentos. Dessa forma, você consegue se proteger de possíveis golpes ou fraudes:
Informamos?
Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado de alguma forma. Confira outros artigos que você também pode se interessar:
- Pix: BC anuncia mecanismo de reembolso em casos de erro ou fraude
- Quem é responsável pelos prejuízos causados pelos golpes do Pix?
- Banco Central: Pix é seguro, golpes se aproveitam do usuário
Se restou alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos.
Deixe seu comentário