Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba como não cair no golpe de comprovante de Pix falso

Por Sabrina VansellaPublicado em

Segundo o Banco Central, apenas no mês de agosto de 2022, aconteceram mais de 2 milhões de transações via Pix. Em busca de tirar algum proveito do grande volume de transações, alguns golpistas passaram a aplicar o golpe de comprovante de Pix falso. Se você possui um negócio, é preciso ficar atento! Continue a leitura e saiba como identificar.

Como acontece o golpe de comprovante de Pix falso?

No golpe de comprovante de Pix falso, o golpista envia um comprovante falso de transferência Pix, engana o lojista e leva ou recebe um produto sem pagar nada. 

Como é um comprovante de Pix falso?

O comprovante de Pix falso pode surgir de diferentes formas, por isso sempre fique atento nos pequenos detalhes, como:

  • Marcas de edição: sempre fique atento ao nome e logotipo da instituição financeira e se o documento não apresenta marcas de edição, como algumas partes menos nítidas ou com uma má qualidade;
  • Data e horário: confira a data e o horário que a transferência Pix foi realizada, pois alguns golpistas podem acabar esquecendo de editar esses campos;
  • Saldo da conta: confira o comprovante no saldo da sua conta antes de entregar e concluir uma venda online ou presencial.

Atenção: o Pix pode levar até uma hora para compensar em outra conta.

Fique atento com agendamento de Pix

Quando alguém agenda um Pix para sua conta, não é garantia que você receberá a transação. Afinal, o agendamento de uma transferência Pix pode ser cancelada pelo emissor ou não debitada por falta de saldo em conta no dia programado. Por isso, fique atento com o golpe do Pix agendado!

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O que fazer quando cair no golpe do falso comprovante Pix?

Caso você tenha caído no golpe do falso comprovante Pix, é possível fazer um boletim de ocorrência na polícia e uma reclamação no banco em que o golpista possui uma conta para evitar novos golpes. Além disso, é indicado que você informe a sua instituição financeira para evitar que novos usuários caiam no golpe,

No entanto, é válido dizer que nem sempre você conseguirá recuperar o dinheiro perdido, mas novos mecanismos estão sendo desenvolvidos para que aconteça o ressarcimento do Pix. 

Faça a consulta de CPF na Foregon e receba alertas por e-mail ou SMS, quando alguma instituição checar seus documentos. Dessa forma, você consegue se proteger de possíveis golpes ou fraudes:

Proteja seu CPF grátis e receba alertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Proteger CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Informamos?

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado de alguma forma. Confira outros artigos que você também pode se interessar:

Se restou alguma dúvida, faça um comentário que nós descomplicamos.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como não cair no golpe de comprovante de Pix falso

Pix Recorrente no Nubank: conheça o novo recurso

Como funciona o Pix? Saiba como cadastrar, transferir, pagar e mais!

Horário Pix: existem restrições para fazer a operação?

Pix não chegou? Veja o que fazer

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Já é possível usar o Pix internacional?

Recarga TIM com Pix, entenda