Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba como utilizar melhor o seu cartão de crédito

Por Camila SilveiraPublicado em

O motivo de muitas pessoas gastarem mais dinheiro do que podem em determinados momentos é a falta de planejamento financeiro. No entanto, geralmente a culpa desse descuido é colocada no cartão de crédito. Afinal, esse produto financeiro é tão desvantajoso assim?

O cartão de crédito, se usado com responsabilidade, é uma excelente forma de melhorar a vida financeira, viabilizar a realização de metas e até de fazer o seu dinheiro render. Porém, para que ele seja o seu aliado, é necessário saber como utilizá-lo.

Para te ajudar a tomar melhores decisões com o seu cartão, nós separamos dez dicas. Aproveite o conteúdo e esclareça as suas dúvidas.

Saiba como utilizar melhor o seu cartão de crédito

1. Comece a anotar os seus gastos

Para entender como o seu dinheiro foi gasto no cartão de crédito, não tem escapatória: é necessário anotar todos os seus gastos.

Essas informações podem ser retiradas mensalmente de um extrato detalhado do cartão e colocadas em uma planilha ou aplicativo para o controle financeiro. Com esses dados anotados, você consegue visualizar quais despesas consideradas supérfluas podem ser reduzidas ou até mesmo cortadas do seu orçamento.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

2. Trace um planejamento financeiro

Ao entender a qualidade dos seus gastos, é importante traçar o seu planejamento financeiro, antes mesmo de utilizar o seu cartão de crédito novamente. Dessa forma, você consegue se programar para gastar menos de modo com que sobre dinheiro para pagar o valor total da fatura na data de vencimento.

3. Concentre seus gastos apenas em um cartão

Concentrar as suas despesas em apenas um cartão de crédito, além de ser positivo para o seu score, facilita muito no planejamento e controle dos gastos.

Inclusive, quem tem mais de um cartão pode exagerar nas compras e acabar gastando mais do que pode em diversos momentos. Afinal, se o limite de um cartão é atingido, o usuário pode passar a usar o do outro cartão e assim por diante. Com as faturas, vem o prejuízo.

O ideal é: se você conquistar um bom controle do seu dinheiro, é interessante ter mais de uma opção de crédito. Por exemplo, hoje em dia você pode ter acesso a uma série de benefícios, como cashback (dinheiro de volta) ou pontos e milhas. Ao ter mais de uma opção, torna-se possível aproveitar múltiplas vantagens dependendo das compras que está fazendo.

4. Utilize no máximo 50% do seu salário

O ponto negativo do cartão de crédito é que ele dá uma falsa sensação de poder de compras e, por isso, muitas vezes as pessoas acabam gastando sem perceber. Entretanto, o pesadelo começa quando a fatura chega. 

Para evitar esse tipo de problema, saiba que o limite do seu cartão deve ser, no máximo, 50% da sua receita líquida, ou seja, da renda que você ganha após todos os descontos.

5. Evite pagar ou negocie as taxas de anuidade do cartão

Alguns cartões de crédito, principalmente aqueles que oferecem programas de recompensas, costumam cobrar taxas de anuidade bem altas. Algumas dessas taxas podem chegar até mesmo no valor de R$ 800. No entanto, se você não utiliza o seu cartão frequentemente, saiba que pode negociar esse preço.

A cada compra que você realiza com o cartão, a operadora recebe um percentual referente ao valor da aquisição. Sabendo disso, você pode utilizar esse argumento, afirmando que já é um bom cliente, que utiliza o cartão com frequência, garantindo à operadora um bom repasse dos valores das suas compras.

Outra saída para evitar despesas altas com a anuidade do cartão de crédito é verificar se você realmente utiliza os benefícios que o produto financeiro oferece.

Os cartões internacionais, por exemplo, possuem taxas de anuidades mais altas e algumas pessoas têm esses cartões, mesmo sem ter a intenção de viajar para outro país. Sendo assim, fique atento com os benefícios do seu cartão e veja se você realmente aproveita eles a ponto de compensar o pagamento da anuidade.

De toda maneira, vale ressaltar que existem boas opções de cartões de crédito no mercado sem anuidade, ok?

6. Fique atento aos programas de recompensas

Os programas de recompensas podem ser bastante vantajosos, afinal, quando você compra com determinados cartões que oferecem esse benefício, torna-se possível acumular pontos para trocar por produtos ou serviços.

Há também pontos que podem ser trocados por combustíveis e itens, como eletrodomésticos, bicicletas, entre outros. Além disso, alguns cartões oferecem descontos de até 50% em cinemas, teatros, jogos de futebol ou em compras feitas em lojas parceiras.

Quem fica atento a esses benefícios, consegue economizar bastante dinheiro. No entanto, não pense que vale a pena gastar mais para acumular os pontos. Esse é um benefício extra para comprar através do cartão de crédito.

7. Não opte pelo pagamento mínimo da fatura

Pagar o total da fatura do cartão de crédito é sempre melhor a opção, no entanto, como sabemos que imprevistos acontecem, é necessário recorrer a outras alternativas. Nesses casos, o parcelamento da fatura é a melhor opção. 

Pagar somente o valor mínimo pode provocar uma dívida simplesmente impagável. Isso se dá porque os juros cobrados são considerados um dos mais altos do mercado. 

De toda maneira, o ideal é elaborar um planejamento financeiro antes de comprar qualquer coisa no cartão para não perder o controle.

8. Consulte o saldo e o limite do cartão frequentemente

Por não ver o dinheiro literalmente saindo do bolso no momento de pagar, muitas pessoas acabam não percebendo o quanto gasta no cartão de crédito. Quando a fatura chega, vem o susto!

Sabendo disso, consulte o saldo e/ou limite do seu cartão frequentemente ou utilize um aplicativo de controle financeiro para fazer esse acompanhamento.

9. Evite fazer cartões de loja

Muitas lojas oferecem cartões de crédito, com o foco em fidelizar os clientes, no entanto, é necessário tomar um pouco de cuidado com esses produtos financeiros.

Apesar de oferecerem muitos benefícios nas compras dentro dos estabelecimentos, muitas lojas só permitem o pagamento da fatura dentro da própria loja, o que pode incentivar o consumo desnecessário.

Além disso, cartões de loja costumam ter taxas de juros mais elevadas e cobranças de anuidade.

10. Evite pagar contas de consumo com cartão de crédito

É importante concentrar todos os seus gastos com o cartão de crédito, mas não confunda esses gastos com o pagamento de contas de consumo. Essa ação não costuma ser um bom negócio, pois as administradoras dos cartões podem cobrar tarifas para prestar esses serviços.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Se você gostou do tema, deixe a sua curtida ou o seu comentário aqui embaixo para nós. Responderemos assim que possível. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão de crédito PJ: como escolher a melhor opção?

Comparativo: PicPay Card ou cartão de crédito Nubank?

Compra no cartão de crédito: quanto tempo demora para ser aprovada?

Cartão Itaucard Click Platinum com pontuação em reais vale a pena?

Cartão de crédito: saiba como criar uma senha forte e segura

Como aumentar o limite do cartão de crédito do Banco Inter?

Cartão de crédito: como cobrar de forma recorrente

4 estratégias para pagar dívidas do cartão de crédito