Saiba como verificar se o seu CPF está sendo usado por outras pessoas
No Brasil, os golpes financeiros são aplicados diariamente e é justamente por isso que é tão importante proteger o seu CPF. É por meio dele que torna-se possível realizar compras, abrir contas e solicitar empréstimos. Saiba como proteger o seu CPF e verifique se ele está sendo utilizado por outras pessoas.
O que você procura?
Como verificar se o seu CPF está sendo usado por outras pessoas?
Existem algumas plataformas que você pode utilizar para consultar o seu CPF e ver se ele está sendo utilizado por outras pessoas.
Uma delas é o Registrato do Banco Central. Para visualizar suas informações, acesse o site e selecione a opção "Acessar o Registrato". Feito isso, você será encaminhado para uma página, que deverá acessar pela conta gov.br.
A plataforma Registrato do Banco Central verifica as contas bancárias, dívidas em aberto ou quitadas, remessas de dinheiro para o exterior e movimentações em gerais vinculados ao seu CPF.

Outro canal para consultar a situação do seu CPF é a Foregon. Além da consulta ser completamente gratuita, o serviço, também conhecido como CPF Protegido, notifica os usuários, via e-mail e SMS, nas seguintes situações:
- Quando o CPF é consultado por empresas;
- Quando há a inclusão de uma dívida no nome do usuário;
- Quando há a exclusão de uma dívida no nome do usuário.
Como proteger o seu CPF?
Como a quantidade de golpes financeiros no Brasil tem aumentado cada vez mais, é essencial que os cidadãos tomem alguns cuidados para não se tornarem vítimas!
Uma dessas precauções é não informar o número do documento para pessoas desconhecidas e não divulgar o CPF em redes sociais. Além disso, ao criar a sua chave Pix, evite optar pelo número do CPF, ou ao menos utilize essa chave com cuidado.
Por fim, faça uma consulta periódica do seu CPF no Banco Central e na Foregon para ficar sempre ciente das movimentações realizadas com o seu cadastro.
CPF Protegido: como consultar o seu CPF?
1. Primeiramente, acesse o Portal da Foregon e crie a sua conta com e-mail e senha;
2. Em seguida, acesse o site foregon.com/proteja-seu-nome-gratis e insira o seu e-mail cadastrado;
3. Clique em "Proteger CPF Grátis" e insira a sua senha;
4. Feito isso, você entrará na área logada. Por fim, selecione a opção "Acessar Monitoramento" e pronto. As empresas que consultarem o seu CPF aparecerão na tela para você.
Gostou do conteúdo?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Se gostou do tema, confira este vídeo que separamos especialmente para você e entenda mais sobre o assunto:
Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário