Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba o que é austeridade

Por Camila SilveiraPublicado em

O termo austeridade possui dois significados diferentes, pois ele pode ser usado tanto no âmbito econômico moderno quanto no âmbito moral. Continue a leitura e saiba o que esse conceito significa em ambos os discursos.

Saiba o que é austeridade

Moralmente, a palavra austeridade significa algo que é severo, ou seja, uma severidade de costumes, de vida, também pode ser uma espécie de penitência, rigor e disciplina. 

A austeridade pode, também, ser uma característica de uma pessoa, sendo que nesse caso descreve alguém rigoroso, ríspido e severo. Por exemplo: A Maria teve uma infância muito difícil, porque o seu pai era muito austero.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Já no âmbito da economia, austeridade significa ter maior disciplina no controle de gastos e fazer parte de um plano ou de uma polícia, quando algum país está com déficit e não consegue mais se sustentar. 

Isso significa, portanto, que o plano de austeridade é realizado através do corte de despesas dispensáveis e supérfluas do orçamento.

A política de austeridade, por sua vez, é uma exigência do Fundo Monetário Internacional (FMI) no momento em que um país, que tem dívidas com o Fundo, pretende refinanciá-las. A instituição, portanto, requer a redução dos gastos públicos, para conseguir abater todas as contas. As medidas tomadas são:

  • Aumento de impostos e cortes de gastos;
  • Aumento de impostos e manutenção de gastos;
  • Redução de impostos e cortes de gastos em maiores níveis.

Com essas medidas, a credibilidade do governo de um país é recuperada e, como resultado, a confiança dos agentes econômicos também. Dessa forma, os agentes melhoram suas expectativas e voltam a investir, consumir e movimentar a economia.

Junto com a política de austeridade, os países também costumam realizar as chamadas "reformas estruturais", que tem como propósito retirar encargos sobre o setor produtivo e estimular a economia.

Portanto, entram no pacote de austeridade: as reformas trabalhistas, privatizações, reforma da Previdência Social e medidas de desburocratização da economia.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida