Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Saiba o que é CIO e quais são suas funções em uma empresa

Por Camila SilveiraPublicado em

Para quem não conhece, CIO é a sigla usada para Chief Information Officer de uma empresa, que é o responsável pela tecnologia da informação (TI) de uma determinada organização. Tal função é atribuída ao profissional mais experiente da área. Portanto, além da formação no curso, essa pessoa precisa ter bons conhecimentos em estratégias, liderança e gestão.

O CIO faz parte do comitê empresarial que conta com a participação do diretor-executivo (CEO), diretor de operações (COO) e diretor financeiro (CFO) dentro de uma companhia. 

Muitas pessoas confundem as funções do CIO com as do CTO, que é a sigla usada para Chief Technology Officer, no entanto, o primeiro profissional possui foco total nos sistemas de informática que são usados pela empresa de forma interna. O segundo profissional tem relação maior com os clientes externos da organização.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Quais são as funções do CIO?

É fato que o CIO da empresa possui diversas responsabilidades e funções que são essenciais para o funcionamento de uma empresa. Confira as principais delas a seguir:

  • Administração de recursos;
  • Gestão das estruturas e das pessoas inerentes a área de TI;
  • Garantir que os projetos sejam finalizados dentro do prazo e orçamento;
  • Fazer com que a empresa consiga tirar o máximo proveito da informática para alcançar os objetivos;
  • Pensar na forma como essas tecnologias da informação podem ter um papel estratégico no atual modelo de negócios da empresa.

De forma geral, o CIO é responsável por supervisionar a compra e a implementação dos produtos de TI, como softwares e hardwares, e também de todos os serviços que possuem relação com esse setor.

Além disso, esse profissional será responsável por ajudar a empresa a utilizar os recursos de informática da melhor maneira possível para que ela possa alcançar todos os objetivos determinados.

Sendo assim, o CIO deve pensar de forma estratégica para que as tecnologias da informação possam acompanhar o ritmo da empresa, desempenhando todos os papéis planejados nas formas de negociação.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Algar Telecom: conheça os diferentes planos de celular

Placa Mercosul: como é o emplacamento em outros países e quais as diferenças

Hotmart Pocket: dúvidas frequentes

Como colocar a nova placa Mercosul?

Placas Mercosul: conheça seu histórico e os preços em cada estado

Placa Mercosul: dúvidas frequentes

Saiba o que mudou no projeto das placas do Mercosul e tire suas dúvidas

Banco digital ou banco tradicional: qual o melhor?