Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba o que é COO e quais são suas funções em uma empresa

Por Camila SilveiraPublicado em

COO é a sigla utilizada para Chief Operating Officer, que em português significa Diretor de Operações. Esse profissional é responsável por coordenar as rotinas operacionais de uma empresa, garantir a eficiência e produtividade das operações comerciais, bem como a gestão adequada de recursos, e reportar tudo ao CEO.

Funções do COO dentro de uma empresa

O COO, portanto, é responsável por planejar, direcionar e avaliar constantemente os objetivos e iniciativas de uma determinada organização com base em suas operações. Confira as funções desse profissional:

  • Medir a eficácia e eficiência dos processos operacionais internos e externos;
  • Ajudar a e melhorar tais processos;
  • Ser a ponte entre a qualidade dos produtos/serviços da empresa e o cliente;
  • Desenvolver e implementar estratégias de crescimento;
  • Motivar os funcionários a atingirem metas;
  • Avaliar operações diárias da empresa para fazer os ajustes necessários;
  • Apresentar novas ideias para o CEO, CFO e demais diretores;
  • Avaliar os planos de vendas.

Para que o CEO consiga voltar suas atenções aos assuntos mais estratégicos e não precise se preocupar com questões burocráticas da rotina de uma empresa, ele conta com a ajuda do COO. Sendo, assim o Diretor de Operações ampara o CEO, reduzindo o envolvimento dele em assuntos mais secundários.

Pessoas com diferentes formações podem exercer o cargo de COO. Mas, vale lembrar que para atuar nessa posição é preciso ter muita afinidade com o CEO e, claro, ter uma identificação com a área da empresa em que irá atuar. Ademais, é necessário gostar e se identificar com as demandas dos órgãos que são destinadas ao setor de operações.

Em outras palavras, o COO deve conquistar a confiança do CEO e, por isso, é tão necessário ter lealdade como uma característica marcante. Vale dizer também que esse profissional deve ter um perfil mais voltado para a resolução de problemas.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O que é CEO e CFO?

O Chief Executive Officer (CEO) é responsável pelas operações gerais de uma empresa, já o Chief Financial Officer (CFO) possui suas atenções voltadas para as questões financeiras e de orçamento.

O segundo profissional avalia as forças financeiras de um determinado negócio, realiza diversas análises e recomenda ao CEO as ações de melhorias.

O CFO também é responsável por monitorar o Fluxo de Caixa, o Balanço Patrimonial e o Orlamento Empresarial de uma organização. Resumidamente, os CEOs precisam contar com as análises dos CFOS para as tomadas de decisões, em busca de maiores lucratividades. 

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, basta deixar um comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

C6 Tag: saiba tudo sobre a tag de pedágio do C6 Bank

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir