Saiba o que é LC e para quem ela é indicada
Como está sua cartela de investimentos? Pretende variar as opções? Se sim, vamos apresentar para você a Letra de Câmbio (LC), como ela funciona, além de suas vantagens e desvantagens. Acompanhe a leitura do nosso artigo sobre este assunto.

O que você procura?
O que é LC?
Basicamente se refere a um ativo de renda fixa que é emitido pelas instituições financeiras. Assim como o Certificado de Depósito Bancário (CDB), esta aplicação também funciona como um empréstimo, ou seja, o montante investido vai para o emissor até a data de vencimento estabelecida no momento da compra.
Mas, você deve estar se perguntando: "Para onde vai o meu dinheiro?". O valor captado pelas financeiras por meio da LC é utilizado para o custeio de empréstimos.
Em troca, o investidor recebe uma taxa de rentabilidade que se manterá sempre a 110% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). Dessa maneira, assim que chegar a data do resgate, você terá acesso aos rendimentos + o valor investido e corrigido.
Como funciona o investimento?
Para começar investir em LC, você deve ter um aporte mínimo entre R$ 1 mil até R$ 50 mil, porém isso vai depender da instituição financeira emissora do ativo.
Já o prazo de vencimento da Letra de Câmbio também pode mudar de acordo com o emissor, no entanto, geralmente ele vai ser de seis até sete anos.
Em relação à rentabilidade, ela tende a render acima do CDI. Contudo, um fator que influencia diretamente nessa questão é o tempo de investimento.
Por isso, quanto maior o prazo de vencimento, mais taxas atrativas você encontrará. Por fim, lembre-se que você só pode resgatar a LC apenas na data de vencimento.
Vantagens
- Taxa de rentabilidade atrativa;
- Facilidade na hora de investir;
- Risco baixo e garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC);
- A Letra de Câmbio é registrada sob a custódia do investidor.
Desvantagens
- Cobrança de tributos;
- Pode ter prazo de carência;
- Não possui liquidez diária;
- O aporte mínimo inicial para investir pode ser caro;
- Só pode ser resgatada na data de vencimento.
Descomplicamos?
Agora que você já viu os principais detalhes a respeito da LC, já se sente mais preparado para investir nela? Depois de avaliar isso, preparamos outro conteúdo para que você continue sua jornada junto com a Foregon:
Guia de investimentos: conheça as principais dúvidas.
Qualquer dúvida, envie aqui pra gente e até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário