Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba o que é Pessoa Jurídica

Por Camila SilveiraPublicado em

No momento em que falamos de empreendedorismo, negócios e empresas, o termo Pessoa Jurídica sempre aparece. Mas, afinal, você sabe o que esse conceito significa? Neste artigo, nós vamos explicar todos os detalhes desse termo e apresentar seus tipos existentes. Se você vai começar um negócio, continue a leitura e aproveite.

Saiba o que é Pessoa Jurídica

Pessoa Jurídica (PJ) é o termo utilizado para representar empresas, governos, organizações ou qualquer outra entidade que possua uma finalidade específica e direitos e deveres reconhecidos pelo Estado.

Essas entidades são formadas por Pessoas Físicas, registradas sob um CPF, mas, apesar disso, possuem direitos e obrigações específicas e, também, uma "personalidade jurídica" independente em relação aos membros.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Tipos de Pessoa Jurídica

De acordo com o Código Civil Brasileiro, existem três categorias de Pessoa Jurídica. Confira agora mesmo e esclareça suas dúvidas.

  • Pessoa Jurídica de direito público interno: essa categoria pode ser criada, na maioria das vezes, por lei. Ela inclui somente entidades que representam juridicamente a União, os estados e municípios e outros órgãos que formam a administração pública;
  • Pessoa Jurídica de direito público externo: essa categoria inclui somente Estados estrangeiros e organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU);
  • Pessoa Jurídica de direito privado: essa categoria inclui as demais entidades, sejam elas particulares ou estatais. Ela é criada por iniciativa de seus membros e precisa ser registrada em órgãos para passar a funcionar de acordo com a lei.

Tipos de pessoa jurídica de direito privado

Como dissemos anteriormente, para que a Pessoa Jurídica de direito privado possa existir, ela precisa ser registrada nos órgãos competentes. Os registros mais usados são o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e as inscrições municipais e estaduais. Confira os tipos de PJs de direito privado:

  • Associações;
  • Sociedades;
  • Fundações;
  • Organizações religiosas;
  • Partidos políticos;
  • Empresas individuais de responsabilidade limitada.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

    Gostou? Deixe seu curtir
    Compartilhe
    Camila Silveira

    Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

    Ver todos os posts

    Deixe seu comentário

    Leia também

    Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

    Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

    A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

    Cashback: guia completo

    Dia dos namorados: como economizar?

    5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

    5 contas digitais gratuitas que oferecem empréstimo

    Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto