Saiba o que é seguro e quais tipos existem
De acordo com um estudo da MAPFRE Economics, no ano passado o mercado de seguros movimentou R$ 234 bilhões no Brasil. No período entre 2009 e 2019, o crescimento desse setor foi de 204%, porém, é estimado que ele consiga movimentar até R$ 553 bilhões em um único ano. Mas, afinal, você sabe o que é um seguro e quais tipos existem? Continue a leitura.

O que você procura?
O que é seguro?
Nada mais é que um contrato realizado entre uma Pessoa Física ou Jurídica e uma seguradora. Tal contrato determina que alguma pessoa, bens materiais, patrimônio ou outro objeto, também chamado de segurado, tenham cobertura contra alguns riscos que possam vir a acontecer.
Portanto, se algum dos riscos que estiver estabelecido no contrato se tornar realidade, ele é acionado e a pessoa que o contratou recebe uma indenização.
Isso pode acontecer nos casos de roubo ou furto de casa, que normalmente provoca grande perda financeira e pede um seguro que possa indenizar o proprietário do imóvel em um valor pré-determinado. Essa mesma situação é válida para outros casos.
O que é necessário para contratar um seguro?
Para contratar, é necessário pagar um valor, que pode ser à vista ou parcelado, a depender da seguradora ou instituição que está oferecendo o serviço. Esse valor pago pelo contratante é mais conhecido no mercado de seguros por prêmio, ou seja, somente depois do pagamento dele, o contrato do seguro passa a valer.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
É importante ressaltar que todo tipo de seguro possui coberturas específicas, portanto, se determinados riscos que não são cobertos pelo serviço vierem a acontecer, o segurado não será indenizado.
Além disso, o valor pago que dá direito ao seguro não é devolvido, caso o risco coberto pelo serviço não se concretize – a não ser que o seguro seja resgatável.
Vale lembrar, também, que ele possui uma validade: os valores só devem ser pagos dentro de um prazo determinado, caso o período expire, é necessário renovar ou contratar o serviço novamente.
Saiba quais tipos de seguros que existem
Como dissemos anteriormente, os seguros podem ser contratados por Pessoas Físicas e Jurídicas, portanto, existem categorias deles que são comuns às duas, e outras que podem ser contratadas apenas por Pessoa Física ou somente por empresas. Confira os detalhes e esclareça as suas dúvidas.
Seguros para Pessoas Físicas
- Seguro de vida: protege o segurado e seus dependentes contra morte ou invalidez;
- Seguro automóvel: garante cobertura do veículo em diversas situações, como furto, roubo, danos materiais, entre outras;
- Seguro de bens pessoais: protege celulares, bolsas, joias, entre outros bens;
- Seguro viagem: garante que o segurado tenha assistência de saúde, reembolso por cancelamento de voos, bagagem extraviada, roubo, entre outras coberturas;
- Seguro saúde: garante que o segurado tenha assistência de saúde, caso precise.
Agora, um que pode ser contratado tanto por Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas é o patrimonial.
Ele é responsável por proteger residências, escritórios, consultórios e todo tipo de patrimônio de uma pessoa ou empresa. Normalmente, as coberturas são contra desastres naturais, roubo, furto, incêndio, entre outros riscos.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário