Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Saiba qual é o seu perfil de investidor

Por Camila SilveiraPublicado em

Ao abrir uma conta para investir, as instituições financeiras fazem perguntas sobre sua renda, patrimônio, idade, profissão e até mesmo nível de escolaridade. Além disso, realizam um teste sobre o seu conhecimento acerca dos investimentos para saber qual é o seu perfil de investidor.

Todas essas análises servem para as empresas entenderem as suas necessidades e recomendarem os investimentos mais adequados. Essa etapa de investigação é chamada de suitability e é obrigatória para manter as aplicações das empresas adequadas aos perfis dos clientes. 

Perfil de investidor: quais são os principais tipos?

Os três principais tipos de perfil de investidor são: o conservador, moderado e arrojado. Mas é claro que essa não é uma regra, apenas um senso comum. Outras instituições financeiras podem criar outras categorias de perfis.

Como nós citamos anteriormente, para determinar o perfil de cada cliente, a instituição leva em consideração a sua situação financeira, idade, formação acadêmica, prazos dos seus objetivos, tolerância a riscos e conhecimento de mercado.

As empresas que distribuem investimentos só podem recomendar aqueles que têm perfil de risco igual ou mais conservador do que o do cliente. Além disso, é necessário alertar o investidor caso haja algo inapropriado em sua carteira.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Se o cliente deseja aplicar em um produto de nível de risco superior ao seu perfil, ele deve ser avisado pela instituição financeira. Porém, se mantiver a sua decisão, precisará apresentar uma declaração de que está ciente dos perigos.

Saiba qual é o seu perfil de investidor

1. Conservador

Esse é o perfil da pessoa que prioriza a segurança dos seus recursos e que não está muito disposta a assumir riscos. O conservador evita comprometer o seu patrimônio, mesmo que a rentabilidade seja baixa.

Essa classificação, na maioria das vezes, é direcionada para os investidores iniciantes e que possuem objetivos de curto a médio prazo. 

  • Tesouro Direto;
  • Certificados de Depósito Bancário (CDB);
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letra de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Fundos de renda fixa.

2. Moderado

O investidor moderado é aquele que não abre mão da segurança, mas possui maior tolerância a riscos. Portanto, dependendo da situação, escolhe investimentos mais arriscados. Esse tipo de investidor consegue aproveitar o melhor de cada aplicação, pois escolhe opções seguras e lucros acima da média. 

O cliente moderado possui mais conhecimento acerca dos investimentos, uma renda em crescimento e a segurança da renda fixa. Porém, não deixa de aplicar parte dos seus recursos em renda variável para garantir retornos mais altos. 

  • Investimentos conservadores;
  • Fundos multimercados;
  • Ações;
  • Debêntures;
  • Fundo de ações;
  • Aluguel de ações;
  • Fundos imobiliários;
  • Letras Financeiras.

3. Arrojado

Esse é o perfil do investidor que assume maiores riscos, em busca da maior rentabilidade. É o cliente que entende tudo sobre as oscilações dos mercados e que possui bom conhecimento acerca dos investimentos.

O cliente arrojado aplica o seu dinheiro em renda variável, pois prioriza a rentabilidade do seu investimento e possui o desejo de multiplicar o seu patrimônio no longo prazo. 

Os exemplos mais adequados que podem estar na carteira desse tipo de investidor são: investimentos conservadores e moderados, opções binárias, debêntures, Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI), Certificado de Recebíveis Agrícolas (CRA) e criptomoedas.

E aí, já sabe qual é o seu perfil de investidor?

Agora basta ver o seu dinheiro render! Saiba que as suas condições, exigências e até preferências vão mudando ao longo do tempo, por isso, entenda que é normal querer optar por outros tipos de investimentos. O importante é adquirir bastante conhecimento sobre o mercado e alcançar os seus objetivos da forma mais segura possível. 

Esperamos ter ajudado. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Décimo Terceiro Salário 2022: Calendário e Como Calcular

Ações Nubank: Como Comprar e Quanto Custam?

Stone Telefone [Ouvidoria, E-mail, WhatsApp, Chat]

Boletos Digitais no Mercado Pago: Como Funciona

16 Melhores Aplicativos de Desconto [Guia Completo]

Hacks Financeiros que te Ajudam a Economizar Dinheiro

Entenda a Diferença entre Boleto, Fatura e Duplicata

Como fazer Recarga de Celular com Cashback Méliuz?