Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Saiba tudo sobre a profissão de promotor de vendas

Por Thais SouzaPublicado em

Se você é um bom ouvinte, é organizado, estratégico e sabe lidar com pessoas, a profissão de promotor de vendas pode ser uma alternativa para seu futuro profissional. Caso seu objetivo seja ingressar nessa carreira, é importante conhecer tudo sobre ela. Por isso, neste artigo vamos explicar todos os detalhes da profissão. 

O que faz um promotor de vendas? 

Dentro do processo de venda, existem várias funções que fazem o gerenciamento de cada etapa. Uma das mais estratégicas neste contexto é a do promotor de vendas.

Esse profissional é responsável por estratégias que vão impulsionar e melhorar o desempenho de uma marca ou mercadoria, tornando ela bem mais atrativa e necessária, estimulando a compra pelo cliente.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Além disso, o promotor de vendas pode definir metas e administrar contratos com clientes, fechando negócios, agendando visitas no ponto de venda para promover seu produto e muito mais, confira as principais funções para este cargo: 

  • Apresentar a empresa;
  • Fazer contato com os clientes em potencial para apresentar a marca e oferecer serviços personalizados;
  • Elaborar e implementar estratégias de vendas;
  • Definir metas de vendas e supervisionar a equipe;
  • Organizar o calendário de visitas do time de vendas;
  • Participar de eventos;
  • Trabalhar em conjunto com o gerente de vendas na organização de faturas e notas dos serviços;
  • Fazer a ponte entre a equipe e o gestor de vendas;
  • Criar e colocar em prática novas ferramentas de trabalho que auxiliam nas vendas.

Como se tornar um promotor de vendas?

Para ser um promotor de vendas, não é exigido ter nível superior completo, mas, dependendo do segmento e do tipo de produto, a empresa pode exigir diploma em curso superior relacionado à área de negócios, como Administração, Marketing ou Publicidade. Mas geralmente é necessário ter apenas o ensino médio.

Para ter mais chances de entrar no mercado de trabalho como promotor de vendas, você pode fazer um curso tecnológico específico para a área de vendas.

Qual o perfil de um bom promotor de vendas?

Para ter sucesso em suas estratégias, o promotor de vendas deve ser, atento, organizado, pró-ativo, simpático, educado, paciente, que goste de lidar com pessoas. Sobretudo, esse profissional deve saber como persuadir seus clientes, e para isso, é fundamental ser comunicativo. 

Qual o salário de um promotor de vendas?

A carreira como promotor de vendas pode ser muito bem remunerada, quanto mais negócios você consegue fechar, maior será o seu pagamento.

A média salarial de um promotor de vendas é de R$ 2 mil, mas esse valor pode aumentar, já que geralmente os promotores têm participação nas vendas e metas. 

Descomplicamos? 

Ficou com alguma dúvida sobre a profissão de promotor de vendas? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Ah, e se você ainda está decidindo sobre seu futuro profissional, não deixe de conferir os artigos que separamos para você:

Uma boa leitura e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Google lança cursos de empreendedorismo e carreira para mulheres

Saiba como abrir uma conta na Binance

Conheça 6 dicas para melhorar seu home office

Google Pay: veja quais bancos possuem integração com a carteira digital

Saiba como se tornar um MEI e ter CNPJ para emitir notas

Poupança 2021: guia completo

Como fazer o planejamento de um empréstimo: guia completo

Confira as 5 principais dúvidas sobre MEI

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras