Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Salário mínimo 2022: veja qual será o valor

Por Camila SilveiraPublicado em

O Ministério da Economia divulgou nesta semana o Boletim Macrofiscal, que representa um documento com as projeções econômicas do país dos próximos meses. De acordo com o papel, a inflação vai subir futuramente e, como resultado, a projeção do salário mínimo para o ano de 2022 mudará.

Salário mínimo 2022: veja qual será o valor

De acordo com os dados da previsão, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), que é responsável por medir a inflação do país, passou de 4,4% para 5,05%. Dessa forma, o piso nacional, que tinha sido previsto pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), pode ser alterado de R$ 1.147 para R$ 1.155,55.

Hoje em dia, o Governo Federal utiliza o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) para fazer os reajustes do salário mínimo, sendo assim, o aumento dele para o ano que vem não deve ser muito significativo, até porque as remunerações acompanham a inflação.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O ano de 2022, portanto, deverá ser o terceiro ano consecutivo no qual o piso nacional não terá um ganho real, ou seja, não será acima da inflação.

Essa política foi determinada pelo atual presidente do país, Jair Messias Bolsonaro, que foi responsável por interromper as operações de ganhos no salário mínimo após duas décadas.

Por fim, de acordo com um estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), mais de 50 milhões de cidadãos brasileiros possuem o salário mínimo como referência. Deste total, 24 milhões recebem algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Você pode gostar de saber

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Marketing digital: House Academy lança curso gratuito

Aneel suspende corte de luz de famílias de baixa renda até setembro; entenda

Zoom: compre produtos na plataforma e ganhe até 7% de cashback

Banco digital: Volkswagen conta com nova modalidade voltada a caminhoneiros

Banco Central pretende lançar sistema que facilita devolução de dinheiro

INSS: prova de vida volta a ser obrigatória; confira os prazos

Confira 21 opções de sites de emprego para quem está em busca de uma vaga

Crédito: Serasa muda cálculo do score; confira como fica