Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Salário mínimo 2022: veja qual será o valor

Por Camila SilveiraPublicado em

O Governo Federal publicou, no dia 31 de dezembro, a Medida Provisória (MP) que determina o valor do salário mínimo em R$ 1.212 para 2022.

Apesar da pressão por um reajuste acima da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), o governo não proporcionou um aumento real do salário mínimo, devido ao impacto que isso iria causar nas contas públicas, já que os benefícios sociais e da Previdência também estão atrelados ao piso salarial.

O salário mínimo é base de referência para outras despesas públicas, como os benefícios da Previdência Social e de assistência social a idosos e pessoas com deficiência (BPC), além do abono salarial do PIS/Pasep.

Salário mínimo x ganho real

A última vez que o salário mínimo teve ganho real foi em 2019, primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro. Desde então, o governo tem concedido aumentos somente para repor a inflação.

Tal decisão vem sendo tomada porque o salário mínimo é referência para dois terços da despesa pública, como benefícios, assistências e seguro-desemprego.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Todos os trabalhadores têm direito ao reajuste do salário mínimo?

Os empregados domésticos que recebem um salário mínimo precisam ter seus contratos de trabalhos renovados no eSocial para constar o novo valor de R$ 1.212.

Por outro lado, quem está empregado e recebe mais de um salário mínimo, o reajuste deve seguir o estipulado entre o empregador e o funcionário no contrato de trabalho. Sendo assim, isso poderá se dar em outra data e com outro percentual, a depender do que foi contratado.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com esse artigo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Nubank promove evento para contratação de mulheres

Dia das Crianças: brasileiros querem celebrar a data em 2022

Black Friday 2022: pesquisa aponta que brasileiros querem gastar

Só hoje! Magalu oferece 10% de cashback ou 15 milhas por real gasto

Itaú e LOUD lançam cartão de crédito em parceria

Auxílio Brasil: confira novas regras do empréstimo consignado para beneficiários

Saque-aniversário do FGTS de outubro já está liberado

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon