Foregon.comConteúdos

SAQUE DEPCOD 50 e SAQUE JAM COD 50 do FGTS: qual significado

Por Claudia BorgesPublicado em
Compartilhe

Descubra como aumentar suas chances de aprovação e outras dicas

Cadastre-se grátis para receber, dicas de produtos financeiros, recomendações, ofertas e muito mais:
Ao continuar você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Enviado!

Seus dados foram enviados com sucesso!


Foi consultar seu FGTS pelo aplicativo da Caixa e apareceu os códigos SAQUE DEP COD 50 e SAQUE JAM COD 50? Isso pode ter te deixado confuso, não é? Mas fique tranquilo que vamos te explicar, apenas continue lendo.

Em 2019, o governo liberou o saque das contas ativas e inativas do FGTS para mais de 106 milhões de pessoas, conforme já explicamos nesse artigo. Mas ao consultar o extrato de suas contas, ou o aplicativo, pode ter aparecido esses códigos diferentes, veja a seguir o que cada um deles significa.

SAQUE DEP COD 50

Esse código faz referência ao valor efetivo do FGTS que a pessoa tem a receber, sem os juros. Cada lançamento aparece na sua conta de forma individual, portanto, se você trabalhou em vários lugares, com carteira assinada, e ainda não sacou seu FGTS, pode ter diversos lançamentos em seu extrato.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

SAQUE JAM COD 50 do FGTS

Toda conta do FGTS rende juros durante o período que fica aplicada. Esse código faz referência ao valor de juros que cada conta rendeu. Ele também pode aparecer de forma individual em seu extrato, na sequência da anterior.

Como saber o valor total do saque do FGTS?

Como dissemos, os números aparecem separadamente em seu extrato, sendo assim, para saber o valor total do seu saque você precisa fazer a soma dos valores mostrados.

Apesar de estar escrito "SAQUE", o código faz referência apenas a liberação do valor em sua conta. Ou seja, é como se tivesse sido "sacado" da sua conta do FGTS, mesmo que você ainda não tenha tirado o dinheiro em um caixa.

Não quero sacar esse valor do FGTS, como faço?

Todo trabalhador pode desfazer o saque e devolver o dinheiro para a sua conta do FGTS, caso deseje. Basta procurar uma agência e informar que não deseja fazer o saque. Esse desfazimento pode ser realizado, também, pelo aplicativo FGTS CAIXA, que está disponível para Android e iOS.

Perguntas frequentes (FAQ)

Por que os códigos aparecem ao lado de datas futuras?

Os códigos aparecem ao lado de datas futuras., mas fique tranquilo, essa data não significa que o valor já foi sacado. Elas apenas motram quando o valor estará disponível na conta.

O que é saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário é uma modalidade na qual o trabalhador pode escolher quando sacar o benefício, de acordo com a data do seu aniversário.

E se eu não quiser sacar o valor movimentado do FGTS?

Caso você não queira sacar o benefício, basta ir até a aba "Desfazimento" no App do FGTS, assim, o valor voltará para sua conta.

Onde consultar o extrato do FGTS?

Você pode consultar o seu extrato através do site da Caixa, na aba "FGTS" ou então no App FGTS.

Ainda restou alguma dúvida? É só deixar nos comentários que responderemos.

Até a próxima.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Claudia Borges

Estudante de Jornalismo e estagiária de Redação na Foregon. Alia seu conhecimento na área administrativa com sua paixão por escrever e sempre busca agregar conhecimento em seus textos.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    O que é a Click Conta Bradesco?

  • Dicas financeiras

    Faturamento MEI 2020: descubra

  • Dicas financeiras

    Como pagar boleto com PayPal?

  • Dicas financeiras

    Sky pré-pago: conheça e veja se vale a pena

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras