Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Segunda parcela do 13° salário: até quando você deve receber

Por Luma HolandaPublicado em

Receber o 13º salário, para muitos brasileiros, é um alívio para as contas que chegam com as festas e comemorações de final de ano. O que nem todo mundo sabe é o prazo que a empresa possui para fazer este pagamento. Portanto, neste artigo, iremos responder até quando você deve receber a segunda parcela do 13º.

Presentes, ceias e viagens de férias, além das despesas do começo do ano, causam preocupação na vida financeira de muitos consumidores. O que costuma amenizar o impacto desses gastos, é exatamente o recebimento do 13º salário.

Quando devo receber as parcelas do 13º?

Muitas dúvidas ainda envolvem essa remuneração e é importante que sejam sanadas para que haja a devida organização. As empresas têm até o dia 30 de novembro para efetuar a primeira parcela do 13º. Já o prazo para a segunda parcela, é o dia 20 de dezembro.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Na primeira parcela, o trabalhador deve receber um valor equivalente à metade do seu salário atual. Já na segunda parcela, virá descontado o timposto de renda e contribuição ao INSS, ou seja, a segunda parcela será menor que a anterior.

Caso você não possua um valor fixo mensal e possua variações devido a comissões ou percentagens, o valor base do seu 13° deverá ser a média dos valores recebidos nos últimos 12 meses.

Quem decide de o 13° salário será dado em uma única parcela ou em duas, é o empregador. Em casos em que a empresa opta por pagar a gratificação em uma só parcela, esta deve ser paga até o dia 30 de novembro. Caso isso não aconteça e o empregador faça o pagamento somente em dezembro, ele está passível de multa.

Caso o empregador não receba uma ou todas as parcelas do 13° salário, é recomendável que procure as Superintendências ou Gerências do Trabalho para emitir uma reclamação formal. O sindicato de sua categoria também é uma opção.

Descomplicamos o 13º?

Importante ressaltar que, caso você não tenha completado 12 meses de trabalho, irá receber o 13º proporcional. Portanto, o seu salário integral deve ser divido por 12 e o resultado deve ser multiplicado pelo número de meses trabalhados.

Tem alguma dúvida sobre o recebimento do 13º? Não se preocupe! Comenta neste artigo que nós iremos te auxiliar.

Esperamos ter descomplicado. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Luma Holanda

Jornalista, Analista de Marketing, Editora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon. Acredita que a vida das pessoas pode melhorar através da educação financeira e, por isso, se dedica em levar as melhores notícias e dicas sobre finanças às centenas de milhares de leitores de Foregon. Luma preza pela veracidade das informações e busca auxiliar leitores na compreensão de tudo acerca das suas finanças.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

5 contas digitais gratuitas que oferecem empréstimo

Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto