Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Seguro Auto x Rastreador Veicular

Por Guilherme GadelhaPublicado em

Para proteger os seus veículos, muitas pessoas buscam os serviços de seguradoras. No entanto, parece existir uma certa confusão sobre como o seguro auto realmente funciona. Do outro lado, temos a opção de instalar um rastreador veicular.

Antes de escolher como cuidar do seu carro, é importante avaliar todas as alternativas disponíveis no mercado. Uma pesquisa para saber diferenciar as opções é um excelente ponto de partida. Quer saber como funciona e quais são as distinções entre eles? É só continuar a leitura do nosso artigo!

Como funciona o rastreador veicular?

O rastreador veicular é um dispositivo que, quando instalado, permite com que as seguradoras e motoristas identifiquem a localização do automóvel. Atualmente existem dois tipos de tecnologia para esse serviço: por radiofrequência ou GPS.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O sistema GPS é mais indicado para pessoas que costumam viajar mais vezes, enquanto o radiofrequência é conveniente aos motoristas que circulam em centros urbanos. Se você pensa em contratar um rastreador, é de extrema importância que cheque essas informações com a seguradora responsável.

Caso o veículo não seja encontrado após um roubo ou furto, as seguradoras desse segmento costumam cobrir o valor total do automóvel. No entanto, em situações onde o carro é encontrado, mas consta a ausência de algum acessório, o dono terá de arcar com o prejuízo.

Em ocorrências onde há perda total por causa de alguma colisão, somente algumas seguradoras costumam cobrir o valor total do carro.

Vale lembrar que só é considerado perda total quando o conserto do veículo fica acima de 75% do valor total da tabela FIPE. Por isso, é importante se atentar ao contratar para não ter surpresas desagradáveis no futuro.

Seguro Auto x Rastreador Veicular: qual é o ideal?

A melhor opção para você pode variar de acordo com a sua necessidade. É importante lembrar que uma opção não exclui a outra, por isso, é preciso avaliar todos os aspectos. Os rastreadores são as melhores opções contra furtos, enquanto o seguro auto pode evitar diversos tipos de danos contra o seu veículo.

As principais características de um rastreador veicular são:

Análise do perfil

Geralmente, as empresas que comercializam planos de rastreamento veicular não analisam os perfis dos motoristas. A idade e outros aspectos que definem o risco do seguro é uma etapa inexistente para a maioria das empresas deste segmento.

Localização do auto

Graças ao serviço de geolocalização, a possibilidade de encontrar o seu veículo é bem maior. Em casos onde o motorista prefere encontrar o seu veículo ao receber a indenização, essa opção pode ser uma boa. Lembrando que este serviço não cobre a falta de acessórios ou itens perdidos durante o roubo ou furto.

Rastreamento online

É possível encontrar o seu veículo onde quer que ele esteja. Através da empresa responsável, que identifica a localização do automóvel. Algumas instituições permite com que o motorista acompanhe seu carro em tempo real por meio de um aplicativo.

Já quando se trata de seguro auto, as vantagens são outras. Confira algumas:

Assistência 24h

Assistência 24h para serviços emergenciais como guinchos, chaveiro e afins.

Cobertura em casos de acidente

Quando o seu carro sofre danos no trânsito, as seguradoras costumam arcar com o conserto total do veículo. Nos dias de hoje, ter um seguro é algo fundamental para evitar imprevistos no dia a dia.

Cobertura para terceiros

Em acidentes ocasionados pelo segurado, onde há danos contra terceiros, o seguro costuma cobrir os gastos.

Reembolso 100% da tabela FIPE

Em casos de perda total, a seguradora cobre o valor total da tabela FIPE.

Qual devo contratar?

Como informado acima, é importante avaliar as necessidades que a sua rotina exige de você. Em algumas situações, a contratação de ambos pode ser uma boa escolha. Antes de fechar negócio, clique aqui e descubra como fazer uma cotação online para o seu veículo.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Guilherme Gadelha

Publicitário e Redator na Foregon. Gosta do universo financeiro e tem a escrita como hobby e profissão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como se tornar um MEI e ter CNPJ para emitir notas

Como fazer o planejamento de um empréstimo: guia completo

Confira as 5 principais dúvidas sobre MEI

Seguro-desemprego: como é feito o pagamento do benefício?

Poupança 2021: guia completo

Taxa CDI mensal: acompanha suas variações

Saiba como fazer o saque-aniversário do FGTS pelo aplicativo da Caixa

Saiba como abrir MEI de forma gratuita

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras