Seguro de vida ideal: conheça as modalidades
Quando se constrói uma família e estabelece uma rotina de vida estável, é importante pensar na contratação de um seguro de vida, para garantir o mesmo padrão aos seus filhos e cônjuge, caso algum imprevisto aconteça. Antes de contratar um plano, conheça as principais diferenças entre eles e escolha o melhor para seu perfil.

O que você procura?
Como escolher o seguro de vida ideal?
Quem não conhece, pode pensar que o seguro de vida serve apenas em caso de falecimento do contratante. Mas, existem diversos tipos de modalidades e coberturas vantajosas, que podem garantir estabilidade financeira nos momentos que mais precisar. Vale lembrar que o nome técnico para os acontecimentos cobertos na apólice são chamados de sinistro.
Para escolher o melhor seguro de vida para você, é necessário avaliar o seu cotidiano, se mora sozinho ou com a família, se possui filhos, entre outras questões. Cada plano possui uma característica diferente, que pode se encaixar com seu estilo de vida, por isso, conheça as modalidades.
Seguro de Vida Tradicional
O seguro de vida tradicional tem por função, proteger um determinado bem, material ou não. Nele, o segurado possui a responsabilidade de pagar mensalmente um valor, para que o prêmio possa ser resgatado, caso um imprevisto aconteça.
Em caso de sinistro, a seguradora deve pagar a indenização ao beneficiário que consta no contrato, amparando-o da melhor forma. Estes podem ser cônjuge, filhos e pessoas externas à família, desde que esteja previsto na documentação.
Seguro de Vida Temporário
Nesta modalidade, os beneficiários recebem a indenização por um período limitado de tempo. Ou seja, ela é indicada para quem deseja suprir necessidades temporárias e emergenciais, em caso de falecimento do segurado da família. O prêmio pode cobrir os últimos anos de faculdade do filho, planejamentos do cônjuge, entre outras possibilidades.
Seguro de Vida Resgatável
Semelhante à modalidade tradicional, no seguro de vida resgatável o beneficiário conta com a indenização em casos de fatores previstos na apólice. Neste caso, o diferencial está no resgate, que funciona da seguinte forma: quando o sinistro não acontece ou quando o segurado não precisa mais da cobertura, ele poderá resgatar parte do valor investido.
Portanto, quanto maior o tempo de contribuição, maior será o percentual disponível para resgate. Além do valor investido, o cliente recebe os rendimentos, que são de 3% ao ano, corrigido pelo IPCA. Essa modalidade é muito procurada pois é uma forma de ter um investimento e um seguro no mesmo contrato.
Seguro de Vida para acidentes pessoais
Nesta opção, a cobertura do seguro é mais simplificada, indenizando casos de invalidez permanente, temporária e morte por acidente. Além disso, o valor do benefício é menor que as outras modalidades, portanto, é mais indicado para cobrir os custos da invalidez, onde o segurado fica incapacitado de trabalhar.
Qual seguradora escolher?
Existem várias empresas que prestam esse serviço, portanto é ideal pesquisar bem e ter um parâmetro de comparação, para contratar um plano com o melhor custo-benefício. Para descomplicar sua pesquisa, separamos artigos relacionados para sua leitura:
- Seguro de Vida Allianz Individual;
- Seguro de Vida Banco do Brasil – Básico;
- Já conhece o Seguro de Vida American Life?.
Deixe seu comentário