Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Selic 2022: financiamentos já estão mais caros devido ao aumento da taxa

Por Camila SilveiraPublicado em

A Caixa Econômica Federal aumentou, em novembro de 2021, os juros das linhas de financiamentos imobiliários com recursos da poupança (SBPE). De acordo com o banco, as taxas foram reajustadas antes mesmo do aumento da Selic para 10,75%.

Ao mesmo tempo, o banco aplicou uma "adequação nas condições para aplicação de redutores", que basicamente funcionam como mecanismos que visam reduzir as taxas de juros cobradas em financiamentos.

Com a mudança da Caixa, outros bancos também reajustaram as suas taxas em até um ponto percentual desde o fim de 2021. Novos reajustes, no entanto, são esperados, uma vez que o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic para 10,75% ao ano.

No caso da linha tradicional indexada à Taxa Referencial (TR), a Caixa atualizou a taxa de 8% ao ano para 8,99% ao ano acrescido da TR. No mês de novembro, as taxas cobradas eram de 7,25% a.a + TR.

A linha fixa, por sua vez, terá taxas de 9,5% ao ano. No mês de novembro, eram a partir de 9,5% a.a

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Por fim, no caso da linha de financiamento atrelada a poupança, a Caixa informou ao G1 que os juros permanecem em 8,99% ao ano desde novembro do ano passado, no entanto, passará por uma "adequação nas condições para aplicação de redutores[…] a depender do relacionamento do cliente com o banco". Além disso, "continuará tendo as melhores taxas de juros do mercado".

A Caixa ainda afirmou que "a definição das taxas de juros se baseia na análise da associação de fatores mercadológicos e conjunturais dentro das regras prudenciais de definição das condições do crédito, variando de acordo com o perfil de relacionamento do cliente com a instituição".

Outros bancos

As taxas do Banco do Brasil partem de 7,99% ao ano + TR. Em novembro, elas estavam em 7,58% ao ano + TR.

O Itaú, por sua vez, informou que em sua linha tradicional, os juros subiram de 8,3% + TR para a partir de 9,1% + TR em janeiro.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo

Ganhe 4% de investback com o cartão XP para abastecer seu veículo

Auxílio Brasil cancelado: conheça os principais motivos

Distrito e Foregon promovem um seminário gratuito sobre Educação Financeira para negócios