Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Selic tem terceira alta consecutiva e pode controlar a inflação

Por Camila SilveiraPublicado em

Recentemente, o Banco Central do Brasil anunciou o aumento da Selic em 0,75 ponto percentual, a 4,25%, numa tentativa de conter uma disparada inflacionária durante a pandemia do coronavírus.

De acordo com o Comitê de Política Monetária (Copom), esse aumento da taxa básica de juros coincide com a previsão da maioria dos analistas e será seguido de outro de pelo menos a mesma magnitude.

O Copom tinha mantido a Selic em sua mínima histórica de 2% de agosto de 2020 a março de 2021, para estimular os investimentos e o consumo durante a desacelereação econômica causada pela pandemia.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

No entanto, uma escalada da inflação, impulsionada pelo custo dos alimentos e da energia, levou a seu aumento por três vezes em 0,75 ponto percentual. No acumulado de doze meses até maio, o aumento de preços chegou a 8,06%, seu maior nível desde setembro de 2016.

Segundo o Boletim Focus de expectativas de mercado, as estimativas de inflação para 2021 estão atualmente em 5,83%, contra 3,34% em janeiro.

O Copom demonstrou em seu comunicado sua determinação em retomar o controle dos preços e antecipou que em sua próxima reunião, de 3 a 4 de agosto, "antevê a continuação do processo de normalização monetária com outro ajuste da mesma magnitude".

Além disso, destacou que "a deterioração das expectativas de inflação para o horizonte relevante pode exigir uma redução mais tempestiva dos estímulos monetários" para a economia, ou seja, um aumento maior da taxa Selic.

O comunicado também mostra "ser apropriada a normalização da taxa de juros para patamar considerado neutro", o que não inventiva, nem restringe, o crédito. 

Segundo a última pesquisa Focus, a previsão era de que a Selic chegaria a 6,25% até o final do ano, seu maior nível desde agosto de 2019, no entanto, agora essa estimativa será revisada para cima.

"Podemos classificar o comunicado como hawk, uma vez que a autoridade, apesar de avaliar que o ritmo de elevação parece adequado, abriu caminho para uma elevação de 100 bps na próxima reunião", disse o economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

PIS/Pasep tem valor acumulado de R$ 22,8 bilhões: veja quem pode sacar

Banco Inter pretende lançar cursos de investimentos para clientes: saiba mais

Cadastro Positivo: quem paga a conta do celular em dia pode ter um aumento no score

Mudança que ameaçava vale-refeição e alimentação sai da reforma tributária do IR

Vagas de emprego: 11 empresas estão contratando

O comportamento financeiro dos brasileiros mudou após a pandemia?

Tribunal de Justiça de São Paulo abre concurso para 845 vagas de nível médio

Lojas Renner terá conta digital para fidelizar clientes