Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

CMN desobriga pagamento mínimo de 15% do cartão de crédito

Por Leonardo JacominiPublicado em

Nessa quinta-feira (26), o Conselho Monetário Nacional (CMN), tomou algumas medidas em relação as taxas de juros do rotativo. A intenção é reduzi-los. Uma das novidades é a eliminação da regra que determina o pagamento mínimo de 15% da fatura.

CMN desobriga pagamento mínimo de 15% do cartão de crédito

Outra medida, foi limitar os juros cobrados dos clientes que não conseguirem pagar o mínimo do rotativo do cartão de crédito ou que estão inadimplentes. As financeiras terão de manter a mesma taxa do rotativo regular, aplicando somente multa de 2% e juros de mora de 1%.

Normalmente, os bancos cobram taxas maiores dos clientes inadimplentes. Ou seja, aqueles que não pagam o mínimo em dia, pagavam taxas maiores (rotativo não regular). Agora, a taxa cobrada será a mesma de quem está em dia com o pagamento mínimo (rotativo regular). A diferença é na multa e juros de mora, mas que diminuem bem a dívida. A taxa de juros do rotativo não regular que ficou em 397,6% ao ano, no mês de março deve cair para 243,5%, percentual cobrado no rotativo regular atualmente.

Resumindo, mesmo que o cliente atrase a fatura do cartão de crédito, a instituição financeira cobrará somente o juro do rotativo regular, além da multa de juro de mora.

Cartão de crédito não terá mais pagamento mínimo de 15%

Até então, os bancos cobravam o pagamento mínimo de 15% da fatura do cartão de crédito. Em contrapartida da decisão de baixar os juros, O Banco do Brasil derrubou essa regra. Agora, os bancos poderão decidir de acordo com o cliente, quanto deverá ser o pagamento mínimo.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Para a decisão, é levado em conta o histórico e perfil do cliente. Aqueles que apresentam maior risco de inadimplência, poderão ter o porcentual de pagamento mínimo elevado. As mudanças devem ser comunicadas com 30 dias de antecedência.

As novas regram devem entram em vigor a partir do dia 1º de junho. As novas medidas do CMN também abrangem a regulamentação de fintechs. Além de proteção cibernética dos dados bancários, que pretende proteger os clientes de ataques cibernéticos.

Regulamentação de fintechs

O Conselho Monetário Nacional apresentou duas resoluções para regulamentação das fintechs (empresas de tecnologia financeira que atuam no mercado de crédito). A decisão confere maior segurança jurídica na operação dessas empresas e cria condições para redução do custo de crédito.

As fintechs poderão trabalhar em dois segmentos: Sociedade de Crédito Direto (SCD) e Sociedade de Empréstimo entre Pessoas (SEP). A SCD São operações de crédito feitas por meio de plataforma eletrônica com recursos próprios. A SEP, realiza operações de crédito entre quem quer contratar crédito com quem tem dinheiro para emprestar, com taxa de retorno maior que as oferecidas em aplicações convencionais.

Fontes: Valor, Estadão e Uol.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Leonardo Jacomini

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa. - Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Décimo Terceiro Salário 2022: Calendário e Como Calcular

Ações Nubank: Como Comprar e Quanto Custam?

Stone Telefone [Ouvidoria, E-mail, WhatsApp, Chat]

Boletos Digitais no Mercado Pago: Como Funciona

16 Melhores Aplicativos de Desconto [Guia Completo]

Hacks Financeiros que te Ajudam a Economizar Dinheiro

Entenda a Diferença entre Boleto, Fatura e Duplicata

Como fazer Recarga de Celular com Cashback Méliuz?