Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Semana do Brasil: O Que é e Quando Acontece

Por Nara LimaPublicado em

A Semana do Brasil, conhecida também como a Black Friday brasileira, é um evento promovido em parceria da Secretaria de Comunicação do Governo Federal e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo. A data acontece obrigatoriamente no mês de setembro, nos dez dias que englobam o dia da independência, 7 de setembro.

Neste artigo, você entende o que é, como funciona a Semana do Brasil e já aproveita para anotar a data na sua agenda e não perder as promoções dos próximos anos. Continue a leitura e tire todas suas dúvidas.

O que é a Semana do Brasil?

Conhecido também como a Black Friday brasileira, esse é um movimento que reúne os lojistas de todo o país e oferece descontos de até 80% para os consumidores. Neste evento, a indústria e comércio são incentivados a lançar descontos e promoções para potencializar a economia e o aumento das vendas.

Durante os dias do evento, lojas participantes oferecem descontos em diversas categorias de produtos, como smartphones, livros, passagens aéreas, eletrodomésticos, brinquedos, perfumes, roupas e muito mais.

Apesar de ainda ser uma data pouco popular, sua quarta edição, que aconteceu em 2022, contou com grandes números de lojas participantes, assim como maior adesão por parte dos consumidores.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como funciona o evento para lojistas e consumidores?

A Semana do Brasil acontece de forma bem semelhante a famosa Black Friday. Durante os dez dias de evento, as lojas participantes disponibilizam promoções e descontos, movimentando o mercado e aumentando o volume de vendas.

Na maioria dos casos, os comerciantes que participam do evento Brasil disponibilizam selos especiais que indicam os produtos que estão em promoção. Portanto, basta que o consumidor realize uma pesquisa para conhecer os estabelecimentos participantes.

Como participar da Semana do Brasil?

Se você possui seu próprio negócio e deseja participar da Semana do Brasil em 2023, basta realizar a inscrição no site do governo federal e preencher um formulário, informando o Nome Fantasia da empresa, e-mail, CNPJ, segmento da empresa e outros dados pessoais.

Vale frisar que é possível participar do evento sem realizar a inscrição, no entanto, sua empresa não ganhará autorização para usar a identidade visual da Semana do Brasil e você não terá acesso aos materiais de divulgação.

Vantagens da Semana do Brasil para o seu negócio

Esse é o momento ideal para aumentar suas vendas no mês de setembro. Isso porque esse é o maior evento que antecede as compras da Black Friday, além de aumentar as chances de alavancar as vendas.

Outro ponto que ganha destaque é que os dez dias de evento costuma atrair um público que está em busca de preços mais baixos, mas não necessariamente tem o hábito de comprar na sua loja.

Portanto, essa é uma excelente oportunidade de conquistar novos clientes para o seu negócio e fidelizar a sua marca, oferecendo uma boa experiência de compras.

Como foi a Semana do Brasil nos anos anteriores?

A primeira edição da Semana do Brasil aconteceu em 2019 e ofereceu descontos de 80% nas mais diversas categorias. Mesmo sendo a estreia do evento no país, o período registrou um aumento de cerca de 41% em relação às vendas em outros anos nessa mesma época.

Em 2020, na segunda edição, o aumento foi de 23% em relação ao ano anterior, o que levou os comércios a ter um faturamento de R$2,3 bilhões em vendas online. Em sua terceira edição, em 2021, o faturamento aumentou 6,4% comparado a 2020 e a tendendo é aumentar ainda mais nos próximos anos.

Perguntas Frequentes

Qual o Dia da Semana do Brasil?

O dia oficial da Semana do Brasil é 7 de setembro.

Quando termina a Semana do Brasil?

A Semana do Brasil se inicia no início da semana do dia 7 e termina ao fim da mesma semana.

Como funciona a Semana do Brasil?

A Semana do Brasil é um evento no qual os comerciantes intensificam as promoções durante 7 dias, antecedendo o Dia do Cliente.

O que significa Semana do Brasil?

A Semana Do Brasil é uma iniciativa que visa promover uma semana inteira de descontos no varejo do país. Ela é uma parceria entre a Secretaria de Comunicação do Governo Federal e o Instituto para Desenvolvimento do Varejo.

Quando é a Semana do Brasil 2022?

A Semana do Brasil ocorre na mesma semana do dia 7 de setembro. Em 2022, ela começou no dia 2 de setembro e terminou no dia 12.

Quer encontrar o cartão ideal para você?

No Portal da Foregon você pode consultar o seu score de crédito e receber as melhores indicações de cartões de acordo com o seu perfil. Consulte o seu CPF agora mesmo e aproveite as vantagens. É rápido, grátis e totalmente seguro!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer

Adesivo para Cartão de Crédito: Veja Como Funciona

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial