Semana do Brasil: descontos especiais por todo o país
Você já ouviu falar da Semana do Brasil? A iniciativa criada pelo Governo Federal acontece entre os dias 06 e 15 de setembro. Seu principal objetivo é oferecer descontos em lojas físicas e virtuais em todo o território nacional.
Além disso, esse evento também serve com a proposta de aquecer a indústria e comércio, num período em que a economia é afetada pelo baixo desempenho dos demais setores.
Com mais de 3 mil estabelecimentos cadastrados até o momento, a Semana do Brasil tem sido apelidada com o nome de "Black Friday verde e amarela". E o interessante é que as principais lojas de e-commerce participarão do evento, por exemplo: Havan, Ricardo Eletro, Ponto Frio, Casas Bahia, dentre outras.
Vale lembrar que os descontos são variados, chegando até em 80% dependendo da loja e também do produto e/ou serviço. Para descobrir mais detalhes a respeito desse movimento integrado entre poder público e iniciativa privada, é só acompanhar a leitura do artigo que preparamos para você:

O que é a Semana do Brasil?
Com abrangência nacional, a Semana do Brasil veio para estimular o consumo e movimentar a economia no mês de setembro. Por envolver todo o país, o evento tem recebido inscrições de pequenos, médios e grandes empresários de todos os estados brasileiros.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Para a divulgação dessa proposta, a Semana do Brasil tem contado com o apoio do Governo Federal para que a iniciativa chegue na casa de todos, por meio dos veículos de comunicação. No entanto, a atuação desse evento não vai focar apenas no comércio virtual, já que diversas lojas físicas contarão com descontos.
Quais são as lojas que participam?
O consumidor que for participar da Semana do Brasil pode ficar tranquilo, pois diversas lojas varejistas aderiram à essa ação. Além delas, as pessoas poderão encontrar promoções e descontos nos seguintes locais:
- Hotéis;
- Lojas de automóveis;
- Agência de viagens;
- Restaurantes;
- Lojas de departamento;
- Instituições financeiras;
- Ações em segmentos.
Com tantas variedades é só escolher a melhor opção para realizar as suas compras. Contudo, não se esqueça que cada estabelecimento irá praticar uma porcentagem diferente de desconto. E isso depende muito também da categoria do produto ou serviço de sua preferência.
Se a escolha for para aquisição de eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, o Ponto Frio, que integra o Via Varejo, por exemplo, promete até 80% de desconto. Por outro lado, certos estabelecimentos garantem mais facilidade na hora do pagamento.
Uma dessas lojas é a Havan, especialmente para compra de notebooks, jogos, itens para casa e muito mais. Para conferir quem são os participantes, é só clicar aqui e ficar por dentro das melhores opções.
Será que o produto está realmente barato?
Um cuidado muito interessante nesse momento é prestar atenção porque existem lojas que utilizam datas comemorativas, como a do dia 7 de setembro, para enganar consumidores oferecendo ofertas falsas.
Muito mais importante do que apenas conhecer a média de preço de um produto, é saber usar algumas ferramentas que auxiliam a conferir se uma promoção é verdadeira ou não.
Os usuários do Chrome contam com extensões, como Mais Barato PROTESTE e Vigia de Preço. Esses são alguns recursos que comparam o histórico de preços de um produto para informar se o valor atual é realmente baixo.
Como evitar golpes?
Lembre-se de que o cuidado fala mais alto na hora de comprar algo que está muito barato. Tenha cautela e siga algumas dicas que separamos para você:
Medidas de segurança
O que você acha de ter o hábito de utilizar softwares antivírus? Se eles estiverem sempre atualizados, é uma boa maneira de ter uma postura mais crítica quando o assunto é segurança na web.
Também é fundamental que você não envie enviar dados pessoais para ninguém, seja por e-mail, SMS ou redes sociais, sem verificar a procedência da loja.
Cuidado com os sites falsos
Geralmente, algumas pessoas criam lojas falsas e chegam a clonar sites de grandes empresas. Sendo assim, deve-se tomar muito cuidado e atentar a detalhes que podem indicar que o endereço é utilizado por fraudadores.
Formas de pagamento
Não confie 100% quando um estabelecimento oferecer apenas opções de pagamento por boleto ou depósito bancário. Por isso, o cartão de crédito é, na maioria das vezes, a alternativa mais segura porque possibilita o ressarcimento, caso o usuário tenha algum problema.
Depois de ter visto essas dicas, já se sente mais preparado para iniciar suas compras? Conte pra gente se você já começou a participar da Semana do Brasil também. Até mais!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário