Senado aprova limite de 30% nos juros do cheque especial e cartão de crédito
Por conta da pandemia do novo coronavírus, o teto de juros do cheque especial e do cartão de crédito será de 30% ao ano, conforme um projeto de lei aprovado pelo Senado no início de agosto desse ano.

A proposta, que vale para todas as dívidas adquiridas entre março e dezembro de 2020, será válida apenas enquanto durar o estado de calamidade pública.
Contudo, mesmo com a aprovação do Senado, o projeto precisa ir agora para a Câmara dos Deputados e depois passar pela sanção do presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido). Para saber mais informações sobre essa novidade, continue a leitura do artigo.
O que você procura?
Entenda o teto de juros aprovado pelo Senado
De acordo com o que foi divulgado pelo site do Senado, a proposta original era de estabelecer um limite de 20% ao ano em operações de crédito com cartão e no cheque especial, até julho de 2021.
No entanto, o Projeto de Lei (PL) 1.166/2020 passou por alterações e o limite foi ampliado em 30% ao ano para os bancos e em 35% ao ano entre as fintechs.
Vale destacar ainda que os limites de crédito disponíveis na data de 20 de março não poderão ser reduzidos durante o período. Já os empréstimos dessas linhas de crédito ficaram isentos do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
Por fim, assim que terminar o estado de calamidade pública no país, quem vai definir o teto de juros para cartões de crédito e rotativo será o Conselho Monetário Nacional (CMN).
Quais as cobranças de juros vedadas pelo Senado?
Conforme as informações disponibilizadas pelo Senado, fica estabelecido, então, as seguintes regras:
- Não será cobrada dos clientes nenhuma tarifa pela disponibilização de limite para as modalidades de crédito do cheque especial;
- Não será cobrado juros e multas para quem atrasar no pagamento de compras de produtos e serviços;
- Não será cobrado juros e multas para quem atrasar no pagamento das prestações de operações de crédito como, por exemplo, no próprio cartão de crédito.
É interessante frisar ainda que só em junho desse ano, a taxa média anual do cheque especial e cartão de crédito foi respectivamente de 110,2% e 300,3%.
Conteúdos que você precisa conhecer
Fique por dentro de outros assuntos que também podem ser do seu interesse:
- Pix: sistema de pagamentos do Banco Central permitirá saques em lojas;
- CPMF Digital: novo imposto sobre transações eletrônicas é discutido;
- FGTS: liberada nova linha de crédito que antecipa saque-aniversário.
Descomplicamos?
Conte pra gente: você viu vantagens para o seu bolso nesse limite de juros do cheque especial e do cartão de crédito? Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário