Serasa Limpa Nome: dúvidas frequentes
O Serasa Limpa Nome é uma plataforma completamente gratuita que permite os consumidores renegociarem suas dívidas pela Internet. Com o cadastro realizado, o cliente consegue visualizar todos os débitos pendentes e, em alguns casos, obter até 90% de desconto no pagamento e parcelamento de até 36 vezes. Confira as dúvidas frequentes sobre esse serviço.
O que você procura?
Serasa Limpa Nome: dúvidas frequentes
1. Como acessar a plataforma?
- Acesse o Serasa Limpa Nome;
- Digite o CPF e a senha cadastrada (a mesma que você usa para entrar na Serasa).
Observação importante: a Serasa é responsável apenas por intermediar sua negociação se a empresa for parceira.
2. Com quais empresas consigo negociar pelo Serasa Limpa Nome?
- Itaú;
- Banco do Brasil;
- Recovery;
- Claro;
- Santander;
- Vivo;
- Casas Bahia;
- Ponto Frio;
- Renner;
- Riachuelo;
- Pernambucanas;
- Avon;
- Bradesco;
- Carrefour;
- Oi;
- Banco BMG;
- Digio;
- PagBank;
- Banco PAN;
- Energisa;
- GetNet;
- Next;
- BV Financeira;
- E muito mais.
Para consultar a lista completa de empresas parceiras, acesse o site Serasa Limpa Nome Parceiros.
3. Como regularizar dívida com empresas falidas?
O primeiro passo é consultar o seu nome na Serasa para obter todas as informações detalhadas sobre a sua dívida. Siga o passo a passo:

- Faça login no site da Serasa;
- Feito isso, as pendências aparecerão;
- Com os dados da empresa em mãos, vá até a Junta Comercial para saber se a empresa ainda está ativa;
- Caso não consiga localizar a empresa ou ela tenha falido, será necessário procurar o Juizado Especial Civel.
A ação em consignado em pagamento é o caminho para esse caso. O juiz determinará o depósito em juízo do valor da dívida e, assim, o dinheiro ficará sob administração e responsabilidade do judiciário. Isso comprova que o consumidor tentou quitar a sua dívida.
Em seguida, o juiz emitirá uma autorização para baixa da negativação, que deverá ser enviada para a Serasa.
Por fim, envie pelos Correios a autorização dada pelo juiz para comprovar o pagamento, em uma carta em que constem nome, endereço e cópias autenticadas de CPF e RG.
O endereço para envio da documentação é Avenida Doutor Heitor José Reali, 360. Distrito Industrial Miguel Abdelnur, São Carlos (SP) – CEP 13571-385.
4. Minha dívida "caducou" mas tenho oferta no Serasa Limpa Nome. O que fazer?
Após cinco anos de negativação, a dívida entra em decurso de prazo, ou seja, "caduca". Nesse caso, ela deixa de constar como negativada na Serasa e, por isso, de influenciar o seu score de crédito.
Porém, apesar delas deixarem de ser negativadas, não deixam de existir no sistema. Elas ficam em aberto na empresa credora e ainda são passíveis de cobranças. Sendo assim, podem ser negociadas normalmente pela plataforma do Serasa.
Fique atento: as dívidas caducadas só ficam visíveis para você, ou seja, o mercado não tem acesso às informações delas.
Além disso, é importante entender que todas as informações da situação da dívida são enviadas pela empresa Credora. O Serasa Limpa Nome somente facilita a negociação entre o consumidor e a instituição.
5. Depois de pagar a primeira parcela o meu nome fica limpo?
A resposta é sim. Se você fechou um acordo parcelado e realizou o pagamento da primeira prestação, a empresa envia para a Serasa essa informação e ela é atualizada em até sete dias úteis. Após esse prazo, você poderá confirmar no site do Serasa Limpa Nome se a informação já foi alterada.
Não se esqueça: caso alguma das parcelas seguintes deixe de ser paga dentro do prazo, a dívida poderá voltar a ser negativada novamente. Isso significa que a dívida só será totalmente extinta depois do pagamento da última parcela.
6. Como usar o saque do FGTS para negociar as minhas dívidas?
Desde setembro de 2019, os consumidores podem usar o saque do FGTS de contas ativas e inativas para quitar dívidas pendentes no Serasa Limpa Nome. Entenda resumidamente:
- Contas ativas e inativas têm direito ao benefício (R$ 500);
- As pessoas passaram a poder sacar o benefício em setembro de 2019;
- É possível sacar o FGTS para pagar uma dívida ou como garantia de crédito.
7. Não consigo gerar a segunda via do boleto. O que faço?
Se você fez um acordo com uma das empresas parceiras, mas não conseguiu gerar a segunda via do boleto, fique tranquilo, pois vamos te ajudar.
O primeiro passo é saber que algumas empresas parceiras disponibilizam a primeira parcela somente no site da Serasa. Nesse caso, as demais prestações devem ser solicitadas diretamente para elas.
Agora, se você está enfrentando problemas no momento de baixar o boleto ou se aparece uma mensagem de erro, o ideal é entrar em contato com a Central de Ajuda da Serasa.
Observação importante: considere importante enviar um print da tela com a mensagem de erro. Isso é fundamental para que a equipe de analistas entenda o que aconteceu e consiga regularizar tal situação.
8. Paguei o boleto do Serasa Limpa Nome, mas a dívida não foi baixada. O que fazer?
Se você realizou o pagamento da sua dívida, a empresa enviará para a Serasa essa informação, que deverá ser atualizada em até sete dias.
Se esse prazo passar e você ainda estiver negativado, envie uma solicitação para a Central de Ajuda da empresa. Selecione a opção "Paguei e o site não atualizou" e preencha todos os dados solicitados no formulário. Em seguida, envie:
- Print/foto da tela de negociação;
- Nome da empresa para a qual você fez o pagamento;
- Comprovante do seu pagamento.
Observação importante: se você realizou um parcelamento com os parceiros Credsystem ou Santander, a informação que a Serasa coloca é de que seu acordo foi gerado na própria plataforma do Serasa Limpa Nome após o pagamento da primeira parcela. Sendo assim, você deverá entrar em contato com a própria empresa parceira para solicitar as demais prestações.
9. Gerei o boleto e não consegui fazer o pagamento. É possível renegociar?
Se o boleto da oferta que você negociou passou do prazo de vencimento, confira até quanto tempo depois da data é possível fazer o pagamento.
Outra alternativa é acessar a seção "Meus acordos" no site do Serasa Limpa Nome e verificar se existe um novo boleto disponível para pagamento.
Se não houver oferta, entre em contato com a empresa com a qual você negociou. Geralmente, essas instituições disponibilizam atendimento em canais de telefone, e-mail, chat e outros.
10. Tenho ação judicial. Como tirar da Serasa?
- Procure o fórum distribuidor em que tramita a ação para obter o número, o valor e os dados da pessoa ou empresa que realizou o processo;
- Consulte o processo e, caso haja acordo entre as partes, este tenha sido protocolado ou homologado pelo juiz ou a ação esteja extinta, separe os seguintes documentos.
Documentos
- Certidão de Objeto e Pé original;
- Carta simples com nome, endereço, CPF, RG e o motivo do envio de documentos.
Além da certidão, são aceitos o impresso da consulta realizada no site do Tribunal de Justiça, sistema EPROC ou PJE, ou qualquer documento que apresente a extinção da ação. Em caso de falências, os CPFs dos sócios também devem constar.
Em seguida, encaminha os documentos para a Serasa via correio no endereço Avenida Doutor Heitor José Reali, 360. Distrito Industrial Miguel Abdelnur, São Paulo (SP) – CEP 13571-385.
Após o recebimento da documentação, a Serasa dará baixa na anotação.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário