Foregon.comConteúdos

Serasa, SPC e SCPC: quanto tempo seu nome fica sujo?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Deixou de pagar algumas contas e agora o seu nome está sujo? Esta é mais uma forma de dizer que agora você é negativado. Portanto, com essa situação, você terá muitas restrições na sua vida financeira. Sabe o que acontece a partir desse momento? Vamos te explicar e também mostrar o que deve ser feito para melhorar isso.  

Por quanto tempo o seu nome fica sujo?

O CPF ficará irregular até você pagar o que deve. Quitou as dívidas? Então é seu direito ter o nome limpo em até cinco dias úteis. Consulte, por exemplo, os postos da Serasa ou do SPC  para verificar se a empresa já retirou seu nome da lista dos negativados.

Uma observação interessante a respeito é que, mesmo que você não consiga pagar suas dívidas, seu nome ficará limpo após cinco anos da negativação. Mesmo assim, o mais indicado é negociar em vez de esperar esse prazo que só possui desvantagens:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Ter o nome limpo após cinco anos não elimina a dívida, ou seja, a empresa continuará com a cobrança;
  • O nome sai do Serasa, SPC e SCPC, mas a empresa para a qual você deve dificilmente dará qualquer tipo de crédito para você;
  • Durante cinco anos você terá muita dificuldade para conseguir crédito, seja cartão, parcelamento, empréstimo ou financiamento.

SPC Brasil

O prazo máximo para regularizar o seu nome é de 10 dias. Portanto, procure a empresa e leve o extrato de inadimplência para conseguir tirar no site do SPC.

Serasa Experian

Por outro lado, a Serasa geralmente envia uma carta e/ou comunicado para o endereço do consumidor que deixou de pagar uma dívida. Ao receber esse papel, ele tem até 10 dias para procurar a empresa com quem fez a dívida e regularizar a situação. Se perder o prazo, o cliente ficará negativado pela Serasa.

SCPC Boa Vista

Já no SCPC Boa Vista, você também tem um prazo de 10 dias, a partir do recebimento da carta, para pagar o que deve. Lembre-se de que se você não cumprir com essa obrigação, o CPF fica classificado como inadimplente.

Melhore sua situação financeira

A gente entende como esse momento pode ser complicado para sua vida porque, com o nome negativado, algumas instituições financeiras podem barrar o seu acesso a crédito. Contudo, separamos alguns artigos que podem te auxiliar:

Tenha uma boa leitura e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    PagBank: dúvidas frequentes sobre o Auxílio Emergencial

  • Dicas financeiras

    Pronampe Santander: o que é e como contratar?

  • Dicas financeiras

    Receita Federal alerta sobre golpe aplicado nas redes sociais

  • Dicas financeiras

    BLU365: negocie suas dívidas online

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras