Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

Setor de Franchising e regime do Simples: você sabe o que são?

Por Janaína TavaresPublicado em

Você sabia que o regime Simples Nacional existe para ajudar o empreendedor na questão de microempresas e empresas de pequeno porte no Brasil? Sua proposta é fornecer oito dos impostos federais, estaduais e municipais, o que pode reduzir a carga tributária. Mas será que isso se aplica para o setor de Franchising? Descubra no artigo:

O que o regime do Simples Nacional oferece?

Com este recurso é possível recolher impostos estaduais (ICMS), federais (IPI, IRPJ, PIS, COFINS, CSLL e INSS) e o municipais (ISS) em uma única guia. Além disso, para aqueles que estão no processo de abertura de uma empresa, é vantajoso escolher esse modelo de tributação por realmente unificar o recolhimento de impostos.

Vale lembrar que com a Lei Complementar 147 de 2015, esta oportunidade foi expandida para as atividades franqueadas também, que começaram a utilizar o regime e recolher menos impostos. Porém, é sempre bom lembrar que é necessário ter um bom planejamento tributário porque nem sempre será preferível que as franqueadas sejam enquadradas no regime do Simples Nacional.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Setor de Franchising

Quando falamos em franqueadoras, você deve saber que elas têm uma alíquota inicial de 17% para quem fatura até R$ 180.000,00 por ano. Porém, ainda é considerado um valor baixo para este tipo de atividade, pois as franqueadoras geralmente faturam bem mais do que isso.

Mas, como no Simples a Contribuição Previdenciária Patronal é calculada sobre o faturamento e não sobre o total da folha de pagamento, é possível que a franqueadora opte por este sistema se a mesma tiver uma grande quantidade de funcionários.

Portanto, o regime do Simples pode ser a melhor escolha. Só não podemos nos esquecer que a franqueada deve ter uma análise apurada e sempre um bom planejamento.

Veja outros conteúdos

O setor de Francshising é muito abrangente. Por isso, você pode se aprofundar mais neste assunto com alguns de nossos artigos:

Boa leitura e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Tudo sobre o saque-aniversário do FGTS

Taxa CDI: guia completo

Tutorial, requisitos e obrigações para abrir MEI

Lomadee: veja como funciona a plataforma de marketing de afiliados

Saiba como emitir a segunda via da conta Vivo

Três formas de ganhar dinheiro com o App Clubhouse

Nota 200 reais: saiba como identificar uma cédula falsa

Nota de R$200: saiba tudo sobre

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras