Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Sinistro no seguro auto: o que é como proceder nesse caso?

Por Thais SouzaPublicado em

Ter a cobertura de um seguro para o seu veículo é imprescindível para se proteger de imprevistos. Porém, na hora de assinar o contrato da seguradora, algumas dúvidas podem surgir em relação aos termos que envolvem esse serviço, como o sinistro de seguro auto, por exemplo.

Neste artigo você vai conferir o que significa e como proceder em caso de sinistro do seu automóvel. Vamos lá? 

O que é sinistro no seguro auto?

O sinistro é um termo utilizado em apólices de seguro para descrever um acidente que causa danos e/ou prejuízos a um bem segurado, no caso do seguro auto, o bem seria o seu veículo. Nesses casos, o contratante deve receber uma indenização, que pode ser parcial ou integral.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Independentemente da forma do acontecimento, seja ela de maneira súbita, involuntária ou imprevista, todos os danos causados pelas situações cobertas na apólice são indenizados ao contratante, desde que previstas em contrato. 

Indenização parcial ou integral no sinistro: como funciona?

Como dito anteriormente, existem dois tipos de indenização em caso de sinistro: a total e a parcial. Basicamente, na ocorrência de um sinistro, a seguradora fará uma perícia para dimensionar os danos causados no veículo, bem como o custo do conserto. 

Se a perícia constatar que os prejuízos no sinistro ultrapassam 75% do valor do veículo, a indenização é integral. Caso fique abaixo disso, a indenização será parcial, compreendendo o valor do restauro.

Ou seja, a indenização total acontece quando não há possibilidade de conserto, por conta de perda total. Já a parcial é quando o veículo pode ser recuperado.

Como proceder em caso de sinistro? 

Se ocorrer um sinistro com o seu veículo, existem quatro passos que devem ser seguidos para conseguir a cobertura da seguradora. Veja quais são eles: 

  • Boletim de ocorrência: registre um Boletim de Ocorrência (BO) e informe todos os detalhes do ocorrido;
  • Testemunhas: quanto mais argumentos você juntar, mais fácil será o pedido. Por isso, tente anotar o contato de pelo menos três testemunhas que estavam presentes no local no horário da ocorrência;
  • Reúna conteúdos que comprovem: se possível, tire fotos e grave vídeos do veículo no local da ocorrência, esses conteúdos podem ajudar na montagem do conjunto probatório, acelerando a liberação da indenização;
  • Aviso de sinistro: entre em contato com a seguradora para informar o sinistro. Então, siga todos os próximos passos orientados pela empresa.

O prazo para a resolução do sinistro por parte das seguradoras é de até 30 dias, contados a partir do momento que o segurado entregar todos os documentos necessários para a empresa.

Perguntas frequentes (FAQ) 

Quais são as coberturas oferecidas em um seguro auto?

Cobertura básica, compreensiva, contra incêndio, roubo e furto, cobertura de danos a terceiros, cobertura em acidentes pessoais de passageiros e coberturas adicionais.

Como funciona o sinistro em caso de terceiros?

Esse tipo de cobertura pode arcar com danos de terceiros. Ou seja, se o segurado bater o automóvel e prejudicar o bem de outra pessoa, a seguradora deve cobrir os prejuízos. O mesmo vale para danos corporais.

E se a seguradora recusar o pedido de sinistro?

Caso a seguradora negue o pedido de forma abusiva, você terá o respaldo do Código Civil e do Código de Defesa do Consumidor para ir atrás de seus direitos. Nesses casos, é possível entrar com uma ação judicial.

O que é aviso de sinistro?

É o ato de comunicar o acidente à seguradora, passando informações como: data, local e horário, para que a análise sobre a cobertura e a indenização, com base na apólice.

O que é segurado sinistrado?

É a pessoa que teve o veículo contratado na apólice de seguro envolvido em um acidente.

Descomplicamos? 

Esperamos que este artigo tenha te auxiliado de alguma forma. Se ainda restou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo que entraremos em contato. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Seguro de vida: vale a pena mesmo ter um?

Sinistro no seguro auto: o que é como proceder nesse caso?

PagBank: conheça o seguro para celular com planos a partir de R$ 19,20

Porto Seguro dá 10% de desconto para vacinados contra Covid-19

C6 Bank deve lançar seguro auto a partir de R$ 5 ao mês; saiba mais

Bradesco lança seguro de vida com serviços personalizáveis

Confira os valores dos seguros dos 10 carros mais vendidos no país

Diferenças entre Azul Seguros e Porto Seguro