Foregon.comConteúdos

Como funciona o Sistema Financeiro da Habitação?

Por ForegonPublicado em
Compartilhe

É muito difícil encontrar alguém que não sonhe com a sua casa própria. Para alcançar esse sonho, muitos brasileiros optam pelo financiamento. Aqui no Brasil, é possível contar com duas opções: o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) ou Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

Por conta das vantagens e taxas de juros mais acessíveis, o Sistema Financeiro de Habitação se tornou a alternativa  favorita por nós consumidores e também, o sistema de financiamento imobiliário mais em uso no Brasil.

Sistema Financeiro da Habitação (SFH): o que é?

A Caixa Econômica Federal é a principal intermediária dos financiamentos feitos por meio do Sistema Financeiro da Habitação. Por isso, o governo é o responsável pela estipulação de regras, além de sofrer fiscalização do Banco Central.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Uma regra bastante importante está relacionada ao valor máximo que o imóvel deve ter para ser financiado pelo SFH. Esse valor pode mudar de um Estado para o outro. Em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, o limite do SFH é de R$ 950 mil, enquanto nas outras unidades federativas, esse valor não pode passar de R$ 800 mil.

Vale lembrar que o financiamento por meio do SFH só permite que os interessados cubram até 80% do valor cheio do imóvel, incluindo todas as despesas acessórias.

Não podemos esquecer que o sistema oferece excelentes vantagens aos compradores. Uma delas é a possibilidade de refinanciar em até 50% do prazo inicial. O FGTS também pode ser como uma forma de abater o valor total para amenizar a dívida.

Também é importante lembrarmos que o prazo limite para fazer o pagamento do SFH é maior que a outras opções do mercado e pode chegar até 35 anos.

Em relação aos juros, O SFH cobra o máximo de 12% anual. Contudo, os interessados devem apresentar alguns comprovantes e passar por uma análise financeira antes do crédito ser liberadoEssa avaliação existe por conta do limite determinado pelo valor das parcelas, visto que elas não podem superar 30% da renda mensal do contratante.

SFH: requisitos

Aqueles que estão negativados ou possuem qualquer irregularidade com o Serasa, SPC, Banco Central ou Receita Federal não poderão contratar o financiamento pelo SFH. Além disso, existem outros requisitos relacionados aos imóveis:

  • É necessário que ele seja residencial e esteja dentro de uma área urbana;
  • Já esteja registrado no Cartório de Registro de Imóveis;
  • Não tenha sido objeto de financiamento pelo FGTS durante os últimos três anos;
  • Esteja situado no mesmo lugar onde o interessado trabalha ou reside no mínimo de um ano.

Fora isso, o interessado também pode usar o seu FGTS para auxiliar no financiamento. Contudo, para usufruir dessa vantagem é importante cobrir algumas exigências adicionais:

  • Possui no mínimo 3 anos de trabalho com carteira assinada sob o regime do FGTS;
  • Não ser titular em qualquer financiamento imobiliário pelo SFH;
  • Não possuir outro imóvel residencial urbano.

Você pode saber mais detalhes sobre como comprar a sua casa com a ajuda do FGTS clicando aqui.

O SFH é financiado de qual forma?

Por meio dos recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), o Sistema Financeiro de Habitação fomenta as suas operações. Por conta disso, ele é financiado pelos saldos das contas do FGTS e Caderneta de Poupança.

Segundo a lei, devem ser destinadas a financiamentos habitacionais 70% da captação dessas duas fontes. Dessa forma, 80% devem ser investidos em operações do SFH. Em relação ao restante dos recursos que são provenientes de outras captações realizadas à taxa de mercado.

Consórcio ou financiamento?

Na hora de comprar a casa própria, a pesquisa é algo muito importante para encontrar a opção ideal para você. O Consórcio imobiliário Gazin oferece vantagens interessantes e não pode passar de fora do seu planejamento antes de decidir qual opção é a melhor para você.

Para conhecer todas as vantagens que a Gazin oferece, é só clicar aqui.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Foregon

Nós acreditamos na simplicidade e na transparência das relações, por isso descomplicamos os bancos

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    O que é a Click Conta Bradesco?

  • Dicas financeiras

    Faturamento MEI 2020: descubra

  • Dicas financeiras

    Como pagar boleto com PayPal?

  • Dicas financeiras

    Sky pré-pago: conheça e veja se vale a pena

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras