Sociedade Anônima (S.A): o que esse termo significa?
Provavelmente, você já tenha ouvido falar em Sociedade Anônima ou viu a sigla S.A em algum lugar. Caso ainda não saiba as características desse termo, é importante entender seu significado para começar uma empresa, investir em ações ou apenas para sanar essa dúvida por curiosidade. Continue a leitura do artigo.

O que é uma Sociedade Anônima ou S.A?
Como citamos anteriormente, a sigla S.A corresponde ao termo Sociedade Anônima, que é um tipo de sociedade empresarial dividida por ações. Basicamente, no ramo empresarial esse é o contrário da Sociedade Limitada (LTDA), que é divida por quotas.
Na Sociedade Anônima, os sócios possuem responsabilidades limitadas pela quantidade de ações que possuem. Além disso, nesse tipo de sociedade, o patrimônio pessoal dos acionistas não se mistura com o da empresa.
Existem dois tipos de empresas de Sociedade Anônima que apresentam diferenças na forma como o capital é administrado, pois ele pode ser fechado ou aberto. Veja:
Sociedade Anônima de capital fechado
Na Sociedade Anônima de capital fechado, as ações não são disponibilizadas para comercialização no mercado da Bolsa de Valores. Ou seja, as negociações devem acontecer entre os sócios e os acionistas mais próximos da administração.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Sociedade Anônima de capital aberto
Em empresas de capital aberto, existem ações que podem ser negociadas na Bolsa de Valores ou no mercado de balcão. Mas, para conseguir ter uma Sociedade Anônima dessa forma é preciso solicitar a autorização para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que protege os interesses dos investidores.
Ademais, empresas com Sociedade Anônima e de capital aberto também permitem que os investidores consigam captar recursos com ofertas de valores mobiliários, como: ações, títulos de crédito e debêntures.
Principais direitos e deveres de um acionista em S.A
Normalmente, as empresas S.A passam por fiscalização dos órgãos federais, com o intuito de proteger o mercado de valores. Por isso, existem alguns direitos e deveres que um acionista S.A possui, como:
- Participação nos lucros e acervo em caso de liquidação;
- Fiscalização da sociedade;
- Preferência na subscrição de novas ações;
- Direito de retirada e voto.
Informamos?
Esperamos que você tenha gostado de entender mais sobre esse termo. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário que nós explicamos para você. Até a próxima!
Deixe seu comentário