Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Sociedade Anônima (S.A): o que esse termo significa?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Provavelmente, você já tenha ouvido falar em Sociedade Anônima ou viu a sigla S.A em algum lugar. Caso ainda não saiba as características desse termo, é importante entender seu significado para começar uma empresa, investir em ações ou apenas para sanar essa dúvida por curiosidade. Continue a leitura do artigo.

O que é uma Sociedade Anônima ou S.A?

Como citamos anteriormente, a sigla S.A corresponde ao termo Sociedade Anônima, que é um tipo de sociedade empresarial dividida por ações. Basicamente, no ramo empresarial esse é o contrário da Sociedade Limitada (LTDA), que é divida por quotas.

Na Sociedade Anônima, os sócios possuem responsabilidades limitadas pela quantidade de ações que possuem. Além disso, nesse tipo de sociedade, o patrimônio pessoal dos acionistas não se mistura com o da empresa.

Existem dois tipos de empresas de Sociedade Anônima que apresentam diferenças na forma como o capital é administrado, pois ele pode ser fechado ou aberto. Veja:

Sociedade Anônima de capital fechado

Na Sociedade Anônima de capital fechado, as ações não são disponibilizadas para comercialização no mercado da Bolsa de Valores. Ou seja, as negociações devem acontecer entre os sócios e os acionistas mais próximos da administração.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Sociedade Anônima de capital aberto

Em empresas de capital aberto, existem ações que podem ser negociadas na Bolsa de Valores ou no mercado de balcão. Mas, para conseguir ter uma Sociedade Anônima dessa forma é preciso solicitar a autorização para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que protege os interesses dos investidores.

Ademais, empresas com Sociedade Anônima e de capital aberto também permitem que os investidores consigam captar recursos com ofertas de valores mobiliários, como: ações, títulos de crédito e debêntures.

Principais direitos e deveres de um acionista em S.A

Normalmente, as empresas S.A passam por fiscalização dos órgãos federais, com o intuito de proteger o mercado de valores. Por isso, existem alguns direitos e deveres que um acionista S.A possui, como:

  • Participação nos lucros e acervo em caso de liquidação;
  • Fiscalização da sociedade;
  • Preferência na subscrição de novas ações;
  • Direito de retirada e voto.

Informamos?

Esperamos que você tenha gostado de entender mais sobre esse termo. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário que nós explicamos para você. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Chargeback: como evitá-lo com um sistema de gestão de pagamentos

MEI pode ter sócio na empresa? Descubra agora

O que é e como fazer uma Pipeline de Vendas

E-commerce: como se prevenir contra fraudes?

Pagar DAS MEI: valores, como emitir, formas de pagamento e mais!

Como parcelar MEI atrasado?

Verificação de dados nos dias atuais

Segurança e confiança nos e-commerces