Sped: conheça os principais tipos de escrituração digital
O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), é fundamental para facilitar e aumentar a comunicação ente as empresas e o Governo Federal. Por isso, neste artigo, você vai conferir o que é, como funciona e quais são os principais tipos de sped existentes no Brasil. Vamos lá?

O que você procura?
O que é Sped?
O Sped é um processo de escrituração digital da Receita Federal. Ele faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo e serve para determinar que as empresas enviem as informações, como: ICMS e IPI.
De forma prática, o Sped é uma forma de digitalização de todas as informações de interesse do fisco, ou seja, uma maneira de agilizar a coleta dos dados fiscais das empresas contribuintes.
O seu sistema é composto por três pilares. Confira
- SPED Contábil: Escrituração Contábil Digital;
- SPED ICMS: Escrituração Fiscal Digital;
- SPED Fiscal: Documentos Fiscais Eletrônicos.
Conhecendo os pilares do Sped
Cada Sped deve se utilizado de acordo com o regime tributário de cada empresa. Vamos conhecê-los melhor?
Speed Escrituração Contábil Digital
Mais conhecido como ECD, consiste na substituição da escrituração em papel pela transmitida via arquivo. Portanto, O Speed de Escrituração Contábil Digital corresponde à obrigação de transmitir na versão digital os seguintes livros:

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Livro Diário e seus auxiliares (caso houver);
- Livro Razão e seus auxiliares (caso houver);
- Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
Sped Escrituração Fiscal Digital
O pilar de Escrituração Fiscal Digital, mais conhecido como EFD é um sistema pelo qual as empresas simplificam e facilitam a entrega, para a Receita Federal, das informações sobre a apuração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Ele deve ser entregue por todas as empresas que contribuem para o ICMS e IPI, com exceção das alíquotas dispensadas que variam de estado para estado.
Sped Escrituração Contábil Fiscal
Esse tripo de sistema serve par substituir a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ).
A entrega do ECF deve acontecer no último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sped.
Descomplicamos?
Gostou de conhecer os tipos de Sped? Qualquer dúvida ou sugestão, envie logo abaixo seu comentário para que possamos entrar em contato com você. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário