Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Startups unicórnios: o que significa e quais são brasileiras?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Provavelmente você já se deparou com alguma notícia que cita startups como unicórnios. Mas, o que isso significa? Basicamente, ao atingir US$ 1 bilhão em valor de mercado, essas empresas inovadoras são chamadas de unicórnios. Continue a leitura do artigo e conheça as principais startups brasileiras que alcançaram esse marco.

Por que unicórnios?

O termo unicórnio foi escolhido para representar o conceito de raridade. Afinal, ainda não há uma comprovação de que eles realmente existem.

Portanto, este animal raro é usado para representar uma startup especial que chegou a um valor de mercado alto e tem um crescimento rápido.

De acordo com um cálculo feito pela Ailen Lee, fundadora da Cowboy Ventures, apenas 0,07% das startups se tornam unicórnios. Além disso, ela foi a primeira pessoa a usar esse termo durante um evento de empreendedorismo em Seattle, nos Estados Unidos.

Principais características das startups unicórnios

Inovação

As startups são conhecidas por implementar boas ideias e por surpreender o consumidor e o mercado. No caso das que se tornaram unicórnios, esse valor é incentivado diariamente.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Nem sempre a inovação está atrelada à tecnologia, empresas que chegam a ser unicórnios também buscam incentivar a criatividade para solucionar os problemas.

Tecnologia

A tecnologia é um dos principais pilares das startups, afinal, a partir disso é possível agregar valor e permitir a solução de problemas de forma única. Além disso, os principais unicórnios sabem como usar a tecnologia à favor do crescimento da empresa.

Foco no consumidor

Colocar o consumidor como prioridade é outra característica de empresas que crescem rapidamente, porque realmente é preciso entender a dor de cada pessoa para trazer a solução.

As startups unicórnios sabem usar a tecnologia e buscam resolver o problema com foco no consumidor. Essa visão faz com que muitos clientes se tornem embaixadores dos serviços e valorizem a empresa.

Unicórnios brasileiros

Selecionamos as principais startups que se tornaram unicórnios no mercado brasileiro. Provavelmente você já ouviu falar ou utiliza o serviço de várias delas. Confira:

C6 Bank

A C6 Bank é um banco digital com operações totalmente online. Ele foi criado em março de 2018 Marcelo Kalim, Carlos Fonseca, Leandro Torres e Marcelo Calicchio, ex-sócios do Banco BTG Pactual.

Conta digital grátis

C6 Bank

Nota da avaliação:5
  • MensalidadeGrátis
  • Taxa de saqueGrátis
  • Cartão de débito para saques e pagamentos
  • Cartão de crédito sujeito a aprovação

Hotmart

A Hotmart passou a ser uma empresa global de tecnologia e educação, líder em produtos digitais. Atualmente existem sedes da empresa no Brasil, Amsterdã, Holanda, Estados Unidos, Espanha, Colômbia, México e França.

Apesar de ter iniciado como startup em 2011, agora a empresa oferece soluções para produtores, afiliados e alunos.

iFood

O iFood é uma empresa de delivery muito utilizada por brasileiros. No entanto, a ideia inicial foi lançada pela Disk Cook e aconteceu fora do mundo digital com um guia impresso de cardápios em 2011.

No próximo ano o iFood decidiu melhorar essa experiência e lançou o App e o site. Como resultado de novas parcerias e fusões com outras empresas, a startup tornou-se referência nacional.

PagSeguro

O PagSeguro pertence ao UOL e é líder no mercado brasileiro de meios de pagamentos online. Atualmente são oferecidos produtos que promovem soluções de pagamentos para o comércio eletrônico e para estabelecimentos comerciais.

Gympass

O Gympass tem como missão acabar com o sedentarismo no mundo. Esse benefício corporativo foi lançado para que os colaboradores de diferentes empresas não precisassem se preocupar em encontrar academias com bons preços.

A proposta é oferecer diversos serviços por meio de pagamento de uma única mensalidade. Para atingir esse objetivo a plataforma conta com mais de 50 mil parceiros no mundo e oferece cerca de 800 modalidades diferentes de atividades físicas.

Nubank

O roxinho é adorado pelos brasileiros pelas suas soluções e proximidade com os correntistas jovens. O Nubank é considerado uma empresa de tecnologia que preza por soluções para a vida financeira.

Hoje você pode abrir uma conta digital Nubank sem precisar sair de casa e solicitar serviços como crédito, investimentos, seguros, entre outros.

Gostou de saber mais?

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário. No portal da Foregon você é atualizado com diversas informações do mundo financeiro. Não deixe de acompanhar. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cheque especial Santander: conheça e saiba como contratar

Onde vender moedas antigas: entenda como encontrar compradores

Estorno de débito: confira o passo a passo de como fazer

Como desbloquear o cartão Bolsa do Povo: descubra agora

Boleto não registrado: o que isso significa?

Como consultar e tirar segunda via de conta light

Como cancelar o Saque Aniversário mesmo após ter feito adesão

Qual é o CNPJ do Banco do Brasil?