Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Superávit: entenda o que esse termo da economia significa

Por Camila SilveiraPublicado em

Diferentemente do déficit, o superávit ocorre quando a quantidade de um recurso fica acima do esperado. Isso significa, portanto, que na economia, é quando a receita é maior do que o valor gasto, representando um resultado positivo. 

Nas contas públicas, o superávit acontece quando o governo arrecada mais do que gasta e na balança comercial de um país, ele ocorre quando as exportações ultrapassam as importações em determinado período.

Conheça os tipos de superávits

Superávit primário

O superávit primário acontece quando o governo obtém mais recebimentos do que gastos públicos durante um determinado período. No entanto, esse saldo não leva em consideração as despesas com juros da dívida pública. Resumidamente, significa que o governo conseguiu recursos para pagar mais facilmente os juros de títulos que emitiu.

Superávit nominal

É quando a arrecadação do governo fica acima de suas despesas, mas nesse caso, incluem os juros da dívida pública, ou seja, além do país conseguir pagar os juros da dívida, ele torna-se capaz de reduzir parte do estoque da dívida. Em outras palavras, o governo consegue investir mais ou reduzir os impostos e emitir títulos com juros reduzidos. 

Superávit comercial

É quando o país exporta mais produtos do que importa. No momento em que esse superávit acontece, o governo passa a ser mais credor do que devedor e, dessa forma, há uma valorização da moeda nacional. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Diferença entre superávit e déficit

Ao mesmo tempo em que o superávit representa mais recursos do que dívidas, o déficit é completamente o oposto, indicando um resultado negativo. O déficit ocorre em um país quando existem mais gastos e dívidas do que ganhos e receitas. 

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Score Serasa: conheça a nova função de bloqueio e desbloqueio de consultas

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como