Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Superávit: entenda o que esse termo significa

Por Camila SilveiraPublicado em

Já ouviu falar sobre superávit? Normalmente, esse termo surge quando os rendimentos de algum recurso fica acima do esperado, seja em diferentes projetos ou até mesmo na balança comercial de um país.

Neste artigo, vamos te explicar como esse termo funciona na prática e os três principais tipos.

Para entender mais, continue a leitura do artigo!

O que é superávit?

O superávit acontece a partir de um resultado positivo que considera aquilo que se ganha e aquilo se gasta. Na economia, é quando a receita é maior do que o valor gasto, representando um resultado positivo.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Nas contas públicas, o superávit acontece quando o governo arrecada mais do que gasta e na balança comercial de um país, ele ocorre quando as exportações ultrapassam as importações em determinado período.

No entanto, é válido dizer que o superávit é diferente do lucro. O superávit funciona na lógica de um regime de caixa, quando as dívidas e despesas só são consideradas no cálculo quando pagas ou recebidas. Já o lucro funciona no regime de competência, no qual os valores são considerados logo quando eles são gerados.

Diferença entre déficit e superávit

Quando os rendimentos não conseguem pagar tudo que deve, o valor devido é chamado de déficit. Ou seja, o déficit é o contrário do superávit, que é a quantia que sobra dos rendimentos, após subtrair os valores das despesas.

Principais tipos de superávits

Normalmente, em uma nação existem três tipos de superávits, são eles: o primário, nominal e o comercial. Logo abaixo, confira os significados:

Superávit primário

O superávit primário acontece quando o governo obtém mais recebimentos do que gastos públicos durante um determinado período. No entanto, esse saldo não leva em consideração as despesas com juros da dívida pública. Resumidamente, significa que o governo conseguiu recursos para pagar mais facilmente os juros de títulos que emitiu.

Superávit nominal

É quando a arrecadação do governo fica acima de suas despesas, mas nesse caso, incluem os juros da dívida pública, ou seja, além do país conseguir pagar os juros da dívida, ele torna-se capaz de reduzir parte do estoque da dívida. Em outras palavras, o governo consegue investir mais ou reduzir os impostos e emitir títulos com juros reduzidos.

Superávit comercial

É quando o país exporta mais produtos do que importa. No momento em que esse superávit acontece, o governo passa a ser mais credor do que devedor e, dessa forma, há uma valorização da moeda nacional.

As pessoas também perguntam

O que é um país superavitário?

Quando existe uma diferença positiva entre receita e despesas na balança comercial de um país, ele passa a ser superavitário.

O que é superávit de caixa?

Quando um investidor consegue ter mais rendimentos do que despesas.

Como calcular o superávit?

Em um país, a Secretaria do Tesouro Nacional é responsável por calcular o valores receitas não financeiras e subtrair as despesas financeiras.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Faça agora mesmo a consulta de CPF e descubra se o seu score de crédito está com uma boa pontuação:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

C6 Tag: saiba tudo sobre a tag de pedágio do C6 Bank

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir