Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Superávit: entenda o que esse termo da economia significa

Por Camila SilveiraPublicado em

Diferentemente do déficit, o superávit ocorre quando a quantidade de um recurso fica acima do esperado. Isso significa, portanto, que na economia, é quando a receita é maior do que o valor gasto, representando um resultado positivo. 

Nas contas públicas, o superávit acontece quando o governo arrecada mais do que gasta e na balança comercial de um país, ele ocorre quando as exportações ultrapassam as importações em determinado período.

Conheça os tipos de superávits

Superávit primário

O superávit primário acontece quando o governo obtém mais recebimentos do que gastos públicos durante um determinado período. No entanto, esse saldo não leva em consideração as despesas com juros da dívida pública. Resumidamente, significa que o governo conseguiu recursos para pagar mais facilmente os juros de títulos que emitiu.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Superávit nominal

É quando a arrecadação do governo fica acima de suas despesas, mas nesse caso, incluem os juros da dívida pública, ou seja, além do país conseguir pagar os juros da dívida, ele torna-se capaz de reduzir parte do estoque da dívida. Em outras palavras, o governo consegue investir mais ou reduzir os impostos e emitir títulos com juros reduzidos.

Superávit comercial

É quando o país exporta mais produtos do que importa. No momento em que esse superávit acontece, o governo passa a ser mais credor do que devedor e, dessa forma, há uma valorização da moeda nacional. 

Diferença entre superávit e déficit

Ao mesmo tempo em que o superávit representa mais recursos do que dívidas, o déficit é completamente o oposto, indicando um resultado negativo. O déficit ocorre em um país quando existem mais gastos e dívidas do que ganhos e receitas. 

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto

Está apertado? Confira como fazer um empréstimo seguro!

Reserva de emergência: o que é e como montar?

Banco Inter: conheça a conta digital kids