Superávit: entenda o que esse termo da economia significa
Diferentemente do déficit, o superávit ocorre quando a quantidade de um recurso fica acima do esperado. Isso significa, portanto, que na economia, é quando a receita é maior do que o valor gasto, representando um resultado positivo.

Nas contas públicas, o superávit acontece quando o governo arrecada mais do que gasta e na balança comercial de um país, ele ocorre quando as exportações ultrapassam as importações em determinado período.
Conheça os tipos de superávits
Superávit primário
O superávit primário acontece quando o governo obtém mais recebimentos do que gastos públicos durante um determinado período. No entanto, esse saldo não leva em consideração as despesas com juros da dívida pública. Resumidamente, significa que o governo conseguiu recursos para pagar mais facilmente os juros de títulos que emitiu.
Superávit nominal
É quando a arrecadação do governo fica acima de suas despesas, mas nesse caso, incluem os juros da dívida pública, ou seja, além do país conseguir pagar os juros da dívida, ele torna-se capaz de reduzir parte do estoque da dívida. Em outras palavras, o governo consegue investir mais ou reduzir os impostos e emitir títulos com juros reduzidos.
Superávit comercial
É quando o país exporta mais produtos do que importa. No momento em que esse superávit acontece, o governo passa a ser mais credor do que devedor e, dessa forma, há uma valorização da moeda nacional.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Diferença entre superávit e déficit
Ao mesmo tempo em que o superávit representa mais recursos do que dívidas, o déficit é completamente o oposto, indicando um resultado negativo. O déficit ocorre em um país quando existem mais gastos e dívidas do que ganhos e receitas.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário