Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Tarifas de energia podem subir 13%, diz diretor da Aneel

Por Camila SilveiraPublicado em

De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, as tarifas de energia podem aumentar em 2021, se algumas medidas de alívio não forem tomadas.

Tais custos têm sido pressionados por questões como o amplo uso de usina térmicas caras, portanto, eles podem ter um salto neste ano.

"Nossas áreas técnicas já fazem estimativas de que, se nada for feito, o reajuste 2021, média Brasil, está na casa dos 13%. Por isso temos que buscar alternativas", afirmou ele, durante reunião semanal de diretoria da agência reguladora. (Informações retiradas do R7 Notícias).

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Uma das medidas citadas pelo diretor foi o diferimento do pagamento das empresas de transmissão por ativos amortizados. Segundo Pepitone, esse montante que entra na conta dos consumidores chega a R$ 3,3 bilhões.

A Aneel também está contando com a devolução aos consumidores de aproximadamente R$ 50,1 bilhões pagos a mais em PIS/Cofins na conta de luz nos últimos anos para diminuir as tarifas.

Esse valor é resultante de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu, em março de 2017, a existência de um erro na inclusão do Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) nas tarifas de energia.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Marketing digital: House Academy lança curso gratuito

Aneel suspende corte de luz de famílias de baixa renda até setembro; entenda

Zoom: compre produtos na plataforma e ganhe até 7% de cashback

Banco digital: Volkswagen conta com nova modalidade voltada a caminhoneiros

Banco Central pretende lançar sistema que facilita devolução de dinheiro

INSS: prova de vida volta a ser obrigatória; confira os prazos

Confira 21 opções de sites de emprego para quem está em busca de uma vaga

Crédito: Serasa muda cálculo do score; confira como fica