Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Tarifas de energia podem subir 13%, diz diretor da Aneel

Por Camila SilveiraPublicado em

De acordo com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, as tarifas de energia podem aumentar em 2021, se algumas medidas de alívio não forem tomadas.

Tais custos têm sido pressionados por questões como o amplo uso de usina térmicas caras, portanto, eles podem ter um salto neste ano.

"Nossas áreas técnicas já fazem estimativas de que, se nada for feito, o reajuste 2021, média Brasil, está na casa dos 13%. Por isso temos que buscar alternativas", afirmou ele, durante reunião semanal de diretoria da agência reguladora. (Informações retiradas do R7 Notícias).

Uma das medidas citadas pelo diretor foi o diferimento do pagamento das empresas de transmissão por ativos amortizados. Segundo Pepitone, esse montante que entra na conta dos consumidores chega a R$ 3,3 bilhões. 

A Aneel também está contando com a devolução aos consumidores de aproximadamente R$ 50,1 bilhões pagos a mais em PIS/Cofins na conta de luz nos últimos anos para diminuir as tarifas.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Esse valor é resultante de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu, em março de 2017, a existência de um erro na inclusão do Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) nas tarifas de energia.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Itaú e LOUD lançam cartão de crédito em parceria

Auxílio Brasil: confira novas regras do empréstimo consignado para beneficiários

Saque-aniversário do FGTS de outubro já está liberado

Inter oferece 12% de cashback nas compras feitas na Amazon

Banco do Brasil lança financiamento de iPhone em até 60X

Caixa reduz parcelas de financiamento durante licença maternidade

FGTS poderá ser utilizado para compra de casa popular em 2023

Foregon marca presença no StartupON compondo time de empreendedores da região Oeste do Estado de São Paulo