Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Qual é o valor da taxa CDI hoje? Saiba como acompanhar

Por Thais SouzaPublicado em

Quem investe no mercado financeiro deve estar por dentro das variações do índice que suas aplicações seguem. Afinal, são essas variações que vão ditar o quanto você receberá de lucro em determinado investimento taxa CDI.

Qual o valor da taxa CDI hoje?

Em agosto de 2022, a taxa DI está em 13,65% ao ano, equivalente a 1,03% ao mês. Para os investidores, isso significa uma aplicação que pague 100% do CDI renderia 13,65% de juros ao final do período (12 meses), isso se não houver alterações nessa taxa.

Vale ressaltar que a taxa CDI anda muito próxima com a taxa Selic, e sempre na mesma direção. Quem define o valor da taxa Selic é o Copom, um comitê do Banco Central. Já a taxa CDI é calculada diariamente pela Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (Cetip).

Tabela da taxa CDI em 2022

Mês (em 2022) Taxa CDI mensal
Janeiro 0,73%
Fevereiro 0,76%
Março 0,88%
Abril 0,83%
Maio 1,03%
Junho 1,02%
Julho 1,03%
Agosto 1,03%

O que é taxa CDI e porque acompanhar esse índice?

A Certidão de Depósito Interbancário (CDI) é um dos principais indicadores do mercado financeiro brasileiro. Trata-se de um título de empréstimo que é emitido de um banco para outro.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Os bancos fazem diversas movimentações financeiras diariamente e, no final do dia, eles devem fechar o dia com saldo positivo. Essa é uma regra do Banco Central, que determina que os bancos fechem o dia com mais dinheiro entrando do que saindo.

Quando o banco não consegue cumprir essa determinação, ele empresta dinheiro de outro banco para fechar o dia com saldo positivo. Quando isso acontece, o CDI é emitido como um título de curtíssimo prazo para os bancos emprestarem dinheiro uns aos outros a determinada taxa de juros.

Mas o que o CDI tem a ver com investimentos?

Até agora explicamos como o CDI é utilizado no mercado financeiro pelos bancos. Mas ele também influencia em seus investimentos. Isso porque o CDI também é um indicador utilizado para medir o rendimento de alguns tipos de investimentos em Renda Fixa. Ou seja, o CDI é quem determina quanto seu dinheiro vai render.

Por exemplo, uma aplicação irá render 100% do CDI quando ela resulta no mesmo valor da rentabilidade da taxa DI durante o período. Por isso, conhecer o valor do CDI hoje é muito importante, especialmente para quem possui aplicações ou deseja investir em Renda Fixa.

Abaixo separamos os investimentos mais comuns do mercado financeiro que usam o CDI como base para a remuneração do investidor:

  • Certificado de Depósito Bancário (CDB);
  • Recibo de Depósito Bancário (RD);
  • Letras de Crédito Imobiliário (LCI);Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Letra de Câmbio (LC);
  • Fundos DI.

Como acompanhar a taxa CDI em tempo real?

Para saber o CDI hoje, você pode acessar a página da B3. Por lá é possível saber a taxa do CDI em tempo real, bem como outras informações importantes sobre o índice.

Descomplicamos?

Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a taxa CDI e seu valor hoje? Deixe seu comentário caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto.

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

3 investimentos de renda fixa para ganhar dinheiro com a alta da Selic

O que são criptomoedas?

Quanto rende 1 milhão na poupança? É uma boa opção?

Previdência privada: como funciona e como investir?

Qual é o futuro das criptomoedas e do metaverso? Saiba mais

Taxa DI hoje: entenda como descobrir e fazer a consulta

Juros da Poupança: saiba qual o rendimento hoje!

Como investir em Fundos Imobiliários?