Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Taxa CDI mensal: acompanha suas variações

Por Thais SouzaPublicado em

Se você pretende começar a investir em Renda Fixa é fundamental entender o que é a taxa CDI e acompanhar as suas variações mensais e anuais. Por isso separamos este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas em relação ao assunto. 

O que é CDI? 

Uma regra do Banco Central diz que nenhum banco deve fechar o dia com o caixa negativo para assegurar que o sistema financeiro seja estável. Quando um banco tem um volume de saques superior ao de depósitos, ele fica com o saldo negativo e, para não fechar o dia assim, empresta dinheiro de outro banco. 

Para fazer esse empréstimo, o banco emite um CDI de curtíssimo prazo para outro banco. Então, as instituições que possuem dinheiro em caixa emprestam para os bancos que não têm, e isso é feito através da emissão do CDI. 

A taxa CDI, além de ser referência para empréstimos entre bancos, também está atrelada a vários investimentos em Renda Fixa, como CDB, LC, LCI, LCA, CRI, CRA, dentre outros. 

Como funciona a taxa CDI mensal? 

Como dito anteriormente, a taxa média de CDIs é calculada diariamente. Dessa forma, o CDI mensal, basicamente, corresponde a média das taxas diárias registradas nos últimos 30 dias. O cálculo é feito a partir da soma das taxas diárias do CDI do mês, dividido pelo número de dias.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Os investimentos que têm rentabilidade atrelada ao CDI usam o índice como referência e entregam percentuais relativos a ele. Portanto, qualquer variação da taxa CDI impactará diretamente nessas aplicações e por isso é tão importante acompanhá-lo para saber como seu dinheiro está rendendo.

Em 2020, o CDI acumulado ao longo do ano foi de 2,75%, que é o CDI anual. Confira as variações dessa taxa durante os meses:

Mês/2020 Taxa CDI mesal
Janeiro 0,38%
Fevereiro  0,29%
Março 0,34%
Abril 0,28%
Maio 0,24%
Junho 0,21%
Julho 0,19%
Agosto 0,16%
Setembro 0,16%
Outubro 0,16%
Novembro 0,15%
Dezembro 0,16%

A informação sobre a taxa do CDI mensal de 2021 até o momento só está disponível no mês de janeiro, que ficou em 0,15%. Para consultar o CDI hoje, você pode conferir no site da Cetip.

Descomplicamos?

Então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a taxa CDI mensal e suas variações? Deixe seu comentário caso tenha restado alguma dúvida sobre o assunto.

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos