Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Taxa de juros do financiamento: qual é a ideal?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Conseguir comprar um carro ou casa à vista é um dos maiores desafios dos brasileiros. Por isso, para adquirir o que tanto sonham, muitos recorrem ao financiamento. Mas nem todos conseguem administrá-lo, pois além da dificuldade de ser aprovado na solicitação de um empréstimo, você também deve estar atento às taxas de juros do financiamento automotivo ou imobiliário para não comprometer o seu orçamento. 

Para atingir o seu objetivo, é necessário avaliar o que é considerado uma boa taxa de juros. Pensando nisso, escrevemos esse artigo. Aproveite a leitura!

Taxa de juros do financiamento: o que é?

Ao emprestar uma quantia de dinheiro, o emissor espera receber o valor de volta somado com um acréscimo, que nada mais é do que a taxa de juros. Ou seja, as taxas são uma forma de remuneração para aquele empresta o dinheiro.

A partir disso, quem solicitou o empréstimo deve estar preparado para pagar uma quantia a mais a cada parcela. No caso do financiamento, as parcelas são compostas por uma parte do dinheiro para pagar a dívida e outra parte para pagar os juros.

Como a taxa de juros é definida?

Cada banco tem seus próprios requisitos para definir a taxa de juros para o financiamento de veículos e casas. No entanto, existem alguns pontos que interferem diretamente na taxa de juros de um financiamento ou empréstimo, como:

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Cenário macroeconômico e Taxa Selic

O cenário macroeconômico é a representação da situação econômica do país. Por outro lado, o que influencia no valor da taxa de juros é se determinada economia estimula o crédito ou não.

Um dos principais pontos responsáveis por incentivar a oferta de crédito é a taxa básica de juros da economia, também conhecida por Taxa Selic. Em resumo, a taxa Selic baixa faz com que as taxas de juros caiam, mas quando ela está alta (como no momento), as taxas cobradas também aumentam.

Instituição financeira

Pode parecer óbvio, mas se uma instituição financeira está mais disposta a emprestar dinheiro aos seus clientes, as taxas de juros costumam ser mais atrativas. Se o banco está em busca de aumentar a clientela, então ele reduzirá a taxa para atrair mais pessoas. Caso contrário, ele aumentará as taxas.

Histórico de crédito

Outro ponto que influencia na taxa de juros do financiamento é o seu histórico de crédito e capacidade de arcar com a dívida. Através do seu score de crédito e com outros dados, as instituições financeiras analisam o seu nome. Por isso, pessoas que nunca ficaram no vermelho com dívidas em aberto, conseguem empréstimos com taxas mais baratas.

Relacionamento com o banco

Além do histórico de crédito, a maioria das instituições financeiras priorizam clientes que eles conhecem. Por exemplo, se você já contratou alguns serviços ou possui produtos de determinado banco, as chances de conseguir taxas de juros mais baixas nessa instituição são maiores.

Taxa de juros do financiamento: qual é a ideal?

Mesmo que pareça difícil chegar nessa resposta, a taxa de juros ideal é aquela que você pode pagar. Afinal, cada pessoa possui o seu próprio orçamento e, por isso, deve estar atento às opções do mercado.

Atenção: é indicado que a parcela de um empréstimo ou financiamento ocupe, no máximo, 30% da sua renda bruta. Ao seguir essa dica, você diminui as chances de endividamento.

Você também pode acompanhar as principais taxas do mercado no relatório de juros do Banco Central. Por lá, você tem acesso às taxas de juros de todos os bancos e consegue compará-los.

Informamos?

Na Foregon, você consegue consultar o seu score de crédito gratuitamente. No nosso portal você tem acesso a diversas informações e taxas de empréstimos de diferentes instituições financeiras. Faça a consulta de score agora mesmo:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022