Foregon.comConteúdos

Taxa Selic hoje: queda causa efeitos em aplicações financeiras

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada dia 05 de fevereiro, a Taxa Selic foi reduzida de 4.50% para 4.25%, a menor porcentagem histórica registrada. Há ainda uma previsão de que a taxa básica de juros da economia continue caindo. Entenda como a mudança afeta investimentos e aplicações financeiras sobre Renda Fixa.

Como está a Taxa Selic hoje

A Taxa Selic é um índice muito importante para o mercado financeiro, impactando também sobre indexadores como CDI e IPCA. Nos últimos meses, a Selic vem apresentando uma queda contínua e o Copom manteve o ritmo de cortes que chegou a 4.25%, no mês de fevereiro, como pode observar no gráfico disponível pelo BCB:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Queda da Selic influencia em aplicações financeiras

A Taxa Selic impacta diretamente nas principais operações financeiras no país, dentre elas as aplicações feitas no Tesouro Direto e em Renda Fixa. Portanto, quem investe nessas categorias, perdem uma porcentagem em seus rendimentos. Entenda como funciona:

Tesouro Direto

O Tesouro Selic, por exemplo, é um ativo do Tesouro Direto que possui rentabilidade ligada à taxa básica de juros. Se a Selic aumenta, seus rendimentos também crescem e vice-versa.

Poupança

No cenário da poupança, sua rentabilidade é calculada da seguinte forma:

  • Taxa Selic a partir de 8.5% ao ano: rendimento da poupança fica em 0.5% ao mês + (TR);
  • Taxa Selic abaixo de 8,5% ao ano: poupança renderá 70% da Selic naquele período. Portanto, se a taxa básica de juros está em 4.25%, a poupança está rendendo apenas 2.97% ao ano.

Além disso, que a liquidez da poupança ocorre apenas a cada 30 dias, a partir da data de recebimento/depósito de um determinado valor. Portanto, se o dinheiro sai da conta antes de sua data aniversário, você perde o rendimento no mês.

Rendimento da NuConta

Quem tem a conta digital do Nubank, possui rendimento de 100% do CDI, um indexador influenciado pela Selic. Com a queda da taxa, o rendimento do CDI também diminui e isso se aplica a todas as contas de Renda Fixa, portanto, o rendimento da NuConta sofre uma leve queda, mas sai na vantagem, rendendo mais que a poupança.

Investimentos de Renda Fixa

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título privado e interbancário, utilizado na taxa de rentabilidade para investimentos de Renda Fixa como: LCI, LCA, CDB, LC CRI, CRA. Portanto, com a Selic em 4.25%, o rendimento sobre esses indexadores diminuem inevitavelmente.

Ficamos por aqui com o assunto da Taxa Selic hoje e de que forma ela afeta as aplicações financeiras sobre Renda Fixa. Qualquer dúvida, é só escrever nos comentários que nós descomplicamos!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Saque sem cartão Next: veja como funciona

  • Dicas financeiras

    Venda pelo Uber Eats e crie seu site gratuitamente

  • Dicas financeiras

    Promoções Caixa e Elo: fique por dentro

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras