Taxa Selic hoje: queda causa efeitos em aplicações financeiras
Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada dia 05 de fevereiro, a Taxa Selic foi reduzida de 4.50% para 4.25%, a menor porcentagem histórica registrada. Há ainda uma previsão de que a taxa básica de juros da economia continue caindo. Entenda como a mudança afeta investimentos e aplicações financeiras sobre Renda Fixa.

Como está a Taxa Selic hoje
A Taxa Selic é um índice muito importante para o mercado financeiro, impactando também sobre indexadores como CDI e IPCA. Nos últimos meses, a Selic vem apresentando uma queda contínua e o Copom manteve o ritmo de cortes que chegou a 4.25%, no mês de fevereiro, como pode observar no gráfico disponível pelo BCB:
Queda da Selic influencia em aplicações financeiras
A Taxa Selic impacta diretamente nas principais operações financeiras no país, dentre elas as aplicações feitas no Tesouro Direto e em Renda Fixa. Portanto, quem investe nessas categorias, perdem uma porcentagem em seus rendimentos. Entenda como funciona:
Tesouro Direto
O Tesouro Selic, por exemplo, é um ativo do Tesouro Direto que possui rentabilidade ligada à taxa básica de juros. Se a Selic aumenta, seus rendimentos também crescem e vice-versa.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Poupança
No cenário da poupança, sua rentabilidade é calculada da seguinte forma:
- Taxa Selic a partir de 8.5% ao ano: rendimento da poupança fica em 0.5% ao mês + (TR);
- Taxa Selic abaixo de 8,5% ao ano: poupança renderá 70% da Selic naquele período. Portanto, se a taxa básica de juros está em 4.25%, a poupança está rendendo apenas 2.97% ao ano.
Além disso, que a liquidez da poupança ocorre apenas a cada 30 dias, a partir da data de recebimento/depósito de um determinado valor. Portanto, se o dinheiro sai da conta antes de sua data aniversário, você perde o rendimento no mês.
Rendimento da NuConta
Quem tem a conta digital do Nubank, possui rendimento de 100% do CDI, um indexador influenciado pela Selic. Com a queda da taxa, o rendimento do CDI também diminui e isso se aplica a todas as contas de Renda Fixa, portanto, o rendimento da NuConta sofre uma leve queda, mas sai na vantagem, rendendo mais que a poupança.
Investimentos de Renda Fixa
O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título privado e interbancário, utilizado na taxa de rentabilidade para investimentos de Renda Fixa como: LCI, LCA, CDB, LC CRI, CRA. Portanto, com a Selic em 4.25%, o rendimento sobre esses indexadores diminuem inevitavelmente.
Ficamos por aqui com o assunto da Taxa Selic hoje e de que forma ela afeta as aplicações financeiras sobre Renda Fixa. Qualquer dúvida, é só escrever nos comentários que nós descomplicamos!
Deixe seu comentário