Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Taxa Selic hoje: queda causa efeitos em aplicações financeiras

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), realizada dia 05 de fevereiro, a Taxa Selic foi reduzida de 4.50% para 4.25%, a menor porcentagem histórica registrada. Há ainda uma previsão de que a taxa básica de juros da economia continue caindo. Entenda como a mudança afeta investimentos e aplicações financeiras sobre Renda Fixa.

Como está a Taxa Selic hoje

A Taxa Selic é um índice muito importante para o mercado financeiro, impactando também sobre indexadores como CDI e IPCA. Nos últimos meses, a Selic vem apresentando uma queda contínua e o Copom manteve o ritmo de cortes que chegou a 4.25%, no mês de fevereiro, como pode observar no gráfico disponível pelo BCB:

Taxa Selic

Queda da Selic influencia em aplicações financeiras

A Taxa Selic impacta diretamente nas principais operações financeiras no país, dentre elas as aplicações feitas no Tesouro Direto e em Renda Fixa. Portanto, quem investe nessas categorias, perdem uma porcentagem em seus rendimentos. Entenda como funciona:

Tesouro Direto

O Tesouro Selic, por exemplo, é um ativo do Tesouro Direto que possui rentabilidade ligada à taxa básica de juros. Se a Selic aumenta, seus rendimentos também crescem e vice-versa.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Poupança

No cenário da poupança, sua rentabilidade é calculada da seguinte forma:

  • Taxa Selic a partir de 8.5% ao ano: rendimento da poupança fica em 0.5% ao mês + (TR);
  • Taxa Selic abaixo de 8,5% ao ano: poupança renderá 70% da Selic naquele período. Portanto, se a taxa básica de juros está em 4.25%, a poupança está rendendo apenas 2.97% ao ano.

Além disso, que a liquidez da poupança ocorre apenas a cada 30 dias, a partir da data de recebimento/depósito de um determinado valor. Portanto, se o dinheiro sai da conta antes de sua data aniversário, você perde o rendimento no mês.

Rendimento da NuConta

Quem tem a conta digital do Nubank, possui rendimento de 100% do CDI, um indexador influenciado pela Selic. Com a queda da taxa, o rendimento do CDI também diminui e isso se aplica a todas as contas de Renda Fixa, portanto, o rendimento da NuConta sofre uma leve queda, mas sai na vantagem, rendendo mais que a poupança.

Investimentos de Renda Fixa

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título privado e interbancário, utilizado na taxa de rentabilidade para investimentos de Renda Fixa como: LCI, LCA, CDB, LC CRI, CRA. Portanto, com a Selic em 4.25%, o rendimento sobre esses indexadores diminuem inevitavelmente.

Ficamos por aqui com o assunto da Taxa Selic hoje e de que forma ela afeta as aplicações financeiras sobre Renda Fixa. Qualquer dúvida, é só escrever nos comentários que nós descomplicamos!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como gerar boleto bancário: para depósito em conta e empresas

Conta inativa do FGTS: o que é, como consultar e sacar?

Bradesco: renegociação de dívidas, como fazer?

Portabilidade de salário: tudo o que você precisa saber

O que é INSS? Guia completo sobre o Instituto Nacional do Seguro Social

App Itaucard: como baixar o aplicativo do banco no seu celular

Sabesp: contas atrasadas, como resolver?

O que é código SWIFT?