Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Técnico em edificações: saiba tudo sobre a profissão

Por Thais SouzaPublicado em

Se você está buscando uma profissão para seguir, gosta de desenvolver projetos e executar obras, saiba que chegou ao artigo certo. Hoje vamos falar tudo sobre o cargo de técnico em edificações. Vamos lá. 

O que faz um técnico em edificações?

O técnico em edificações é o profissional responsável pela execução de uma obra. Ou seja, é ele quem cuida dos processos para que o desenvolvimento de uma obra siga em conformidade com o projeto elaborado. Apesar de parecer um cargo que envolve serviços externos no canteiro de obras, o técnico em edificações também atua em escritórios de construtoras.

Esse profissional atua na construção e reforma de prédios, escritórios menores de projetos e de construção civil, além de obras públicas e privadas. Entre as principais funções do técnico em edificações estão:

  • Desenvolvimento de projetos, orçamentos e cronogramas;
  • Organização e orientação dos funcionários;
  • Realização de negociações; 
  • Coordenação técnica do andamento da obra;
  • Recebimento de materiais de construção;
  • Aplicação de testes de qualidade nos materiais de construção;
  • Fiscalização das normas de saúde e segurança do trabalho, assegurando as condições de meio ambiente, qualidade, produtividade.

Quais as habilidades necessárias de um técnico em edificações?

O profissional irá lidar no seu cotidiano com pedreiros, eletricistas, arquitetos, auxiliares administrativos, motoristas, engenheiros, encanadores e gerentes, portanto, saber se comunicar e lidar com pessoas é essencial. 

Além disso, você deve ser uma pessoa  organizada, deve gostar de cálculos, saber fazer planejamentos, ter facilidade em comandar e trabalhar bem em equipe. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Quanto ganha um técnico em edificações? 

O salário do técnico em edificações depende, muitas vezes, da construtora, do tamanho e duração da obra. Porém, a média salarial é de R$ 2.800, podendo chegar a R$ 3.400 ao mês. 

Qual a formação do técnico em edificações?

Para se tornar técnico em edificações é necessário ter concluído o ensino médio, além de fazer um curso técnico em edificações, que dura em média dois anos.

As disciplinas do curso englobam assuntos relacionados a planejamento técnico, desenho básico, estudo de solo, instalações prediais e elétricas, planejamento econômico e orçamento, gestão de pessoas e produção.

Após concluir os dois anos de curso técnico você terá que fazer o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de seu estado para exercer a profissão.

Gostou do artigo? 

Esperamos que você tenha gostado de conhecer melhor sobre a profissão de técnico em edificações. Aproveite e confira também as profissões que deverão bombar no mercado em 2021. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos