Técnico em edificações: saiba tudo sobre a profissão
Se você está buscando uma profissão para seguir, gosta de desenvolver projetos e executar obras, saiba que chegou ao artigo certo. Hoje vamos falar tudo sobre o cargo de técnico em edificações. Vamos lá.

O que faz um técnico em edificações?
O técnico em edificações é o profissional responsável pela execução de uma obra. Ou seja, é ele quem cuida dos processos para que o desenvolvimento de uma obra siga em conformidade com o projeto elaborado. Apesar de parecer um cargo que envolve serviços externos no canteiro de obras, o técnico em edificações também atua em escritórios de construtoras.
Esse profissional atua na construção e reforma de prédios, escritórios menores de projetos e de construção civil, além de obras públicas e privadas. Entre as principais funções do técnico em edificações estão:
- Desenvolvimento de projetos, orçamentos e cronogramas;
- Organização e orientação dos funcionários;
- Realização de negociações;
- Coordenação técnica do andamento da obra;
- Recebimento de materiais de construção;
- Aplicação de testes de qualidade nos materiais de construção;
- Fiscalização das normas de saúde e segurança do trabalho, assegurando as condições de meio ambiente, qualidade, produtividade.
Quais as habilidades necessárias de um técnico em edificações?
O profissional irá lidar no seu cotidiano com pedreiros, eletricistas, arquitetos, auxiliares administrativos, motoristas, engenheiros, encanadores e gerentes, portanto, saber se comunicar e lidar com pessoas é essencial.
Além disso, você deve ser uma pessoa organizada, deve gostar de cálculos, saber fazer planejamentos, ter facilidade em comandar e trabalhar bem em equipe.
Quanto ganha um técnico em edificações?
O salário do técnico em edificações depende, muitas vezes, da construtora, do tamanho e duração da obra. Porém, a média salarial é de R$ 2.800, podendo chegar a R$ 3.400 ao mês.
Qual a formação do técnico em edificações?
Para se tornar técnico em edificações é necessário ter concluído o ensino médio, além de fazer um curso técnico em edificações, que dura em média dois anos.
As disciplinas do curso englobam assuntos relacionados a planejamento técnico, desenho básico, estudo de solo, instalações prediais e elétricas, planejamento econômico e orçamento, gestão de pessoas e produção.
Após concluir os dois anos de curso técnico você terá que fazer o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de seu estado para exercer a profissão.
Gostou do artigo?
Esperamos que você tenha gostado de conhecer melhor sobre a profissão de técnico em edificações. Aproveite e confira também as profissões que deverão bombar no mercado em 2021. Até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário