Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Tecnologia 5G: veja quando sua cidade terá cobertura

Por Sabrina VansellaPublicado em

Foi anunciado recentemente pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a aprovação de regras gerais para dar início a implementação do 5G no Brasil.

Também aconteceu uma reunião para alinhar os últimos ajustes para a licitação das radiofrequências 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. A data do leilão da tecnologia acontecerá no dia 4 de novembro.

Quer entender quando sua cidade terá essa cobertura? Continue a leitura.

Tecnologia 5G: veja quando sua cidade terá cobertura

As operadoras envolvidas devem oferecer o sinal de 5G nas capitais brasileiras até 31 de julho de 2022. Também foram estipulados os seguintes prazos para as demais cidades:

  • Cidades com mais de 500 mil habitantes: até 31 de julho de 2025;
  • Cidades com mais de 200 mil habitantes: até 31 de julho de 2026;
  • Cidades com mais de 100 mil habitantes: até 31 de julho de 2027;
  • Cidades com mais de 30 mil habitantes: até 31 de julho de 2028;

No entanto, foi anunciado pelo Ministro das Comunicações, Fábio Farias, a estimativa de que até o final do ano de 2021, algumas cidades já recebam cobertura 5G.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como funciona a tecnologia 5G?

Da mesma forma que as gerações anteriores, as redes 5G funcionam por radiofrequência. A principal mudança desta nova tecnologia em comparação às antigas, é que o espectro coberto do 5G é expressivamente maior. Por isso, é possível atingir mais locais e entregar o sinal com maior velocidade.

No país, mesmo com a chegada do 5G, o plano é de que a partir de 2022, as duas tecnologias funcionem de forma híbrida: com o 5G e o 4G.

A expansão da internet no Brasil

As empresas que participarão do leilão devem garantir que farão investimentos na ampliação do acesso à internet no país. Portanto, a Anatel estabeleceu que sejam instaladas redes 4G nos municípios da região Norte que não tenham essa tecnologia, além de 12 mil quilômetros de fibra óptica.

Informamos?

Esperamos ter ajudado com essas informações. Se gostou, não esqueça de clicar "like". Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Confira a Lista dos Melhores Fundos Imobiliários de 2022

Inflação no Mundo: Conheça os Índices dos Países do G20 [2022]

Desenquadramento MEI: Como Funciona e Quais as Vantagens?

Décimo Terceiro dos Aposentados em 2022: Como vai Funcionar?

Declaração de Isenção de Imposto de Renda: Como Fazer?

Agência 3880 da Caixa: o que é, Onde Fica e Qual o Telefone?

Isenção de Imposto de Renda: Como Funciona?

Permuta: Significado, Exemplos e Como Fazer