Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Tecnologia Bancária: tendências e desafios de segurança

Por AutentifyPublicado em

Hoje, a tecnologia está presente em todos os setores da sociedade. E também no mundo bancário. Com o avanço das inovações e dos meios de pagamentos digitais, o banco pode se tornar um ambiente mais integrado com o consumidor e com as outras instituições financeiras.

 Para ter sucesso no mercado de serviços financeiros, bancos e empresas de investimento têm de demonstrar para sua base de clientes que são seguras e confiáveis.

Mesmo assim muitos ainda utilizam senhas, PINs e outros tipos de fatores de autenticação – que além de não serem muito seguros, não são confiáveis, pois de acordo com um estudo recentes cerca de 60% das pessoas utilizam suas mesmas senhas em outros serviços como e-mail, redes sociais e mais, o que significa que quando uma dessas senhas é descoberta por hackers, eles conseguem acessar os serviços bancários também.

Para aumentar tanto a confiança dos clientes quanto a segurança das instituições, bancos e outras organizações financeiras agora podem contar com novas tecnologias que os ajudam a se proteger contra fraudes.

De diversas maneiras, a Inteligência Artificial já provou ser extremamente útil quando o assunto é solução antifraude, graças ao uso de algoritmos para determinar se certas atividades podem ser consideradas suspeitas. Outras formas de inteligência artificial, como biometria, podem usar voz ou validação facial para identificar consumidores legítimos.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Como a tecnologia se torna aliada na solução antifraude?

Soluções antifraude tradicionais já não são mais suficientes. Os bancos agora procuram uma abordagem mais abrangente, focando nos indivíduos que estão cometendo a fraude, ao invés da transação suspeita em si. É a única forma de interromper o modelo de negócios dos fraudadores e efetivamente reduzir perdas financeiras.

Monitoramento em tempo real

Ao focar em soluções baseadas na tecnologia, bancos e outras organizações financeiras podem rapidamente identificar atividades fraudulentas antes do fraudador cometer o crime. Isso só é possível pois as novas tecnologias podem constantemente monitorar as contas de seus clientes e imediatamente bloqueá-las ou enviar uma notificação para um dispositivo confiável (celular cadastrado com um token) assim que uma atividade suspeita for detectada.

Isso faz com que o responsável pela conta tenha de ligar para um agente ou realizar uma tarefa específica para desbloquear sua conta, fazendo com que seja virtualmente impossível para o fraudador conseguir acesso.

Validações biométricas

Outra vantagem dessas novas tecnologias são as validações biométricas, que tornam incrivelmente difíceis de um criminoso tomar posse para cometer a fraude, pois seu rosto, voz e digitais são únicos. Isso também ajuda a reduzir nos call centers os riscos da chamada "engenharia social", que é uma técnica empregada por criminosos virtuais para induzir e enganar outras pessoas através de uma conversa.

O caminho a ser percorrido

Instituições financeiras estão investindo pesado para avançar nessas tecnologias mais eficientes na proteção contra a fraude. Ainda há um longo caminho à ser percorrido, porém com o potencial de bilhões de dólares a serem perdidos por fraude em jogo todo ano, os bancos não podem mais se dar ao luxo de não detectar fraudes ou deixar de atender as exigências cada vez maiores de seus clientes.

Ao concentrar os esforços para soluções antifraude aliadas com a tecnologia, as organizações estarão trilhando um caminho rumo a menos perdas e interações mais eficientes e seguras com seus clientes.

A tecnologia bancária vem se desenvolvendo a cada dia e traz novas oportunidades para os contatos financeiros dos usuários. Porém, como em toda fase de evolução, surgem muitos desafios e obstáculos que precisam ser superados.

Os bancos estão investindo pesado nessas tecnologias, que são mais eficientes na proteção contra fraudes. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas com o potencial de bilhões de dólares sendo perdidos a cada ano devido a fraudes, os bancos não podem se dar ao luxo de não detectar fraudes ou não atender às demandas maiores de seus clientes.

Ao se concentrar em soluções e tecnologia antifraude, as organizações estarão abrindo caminho para menos perdas e interações mais eficientes e seguras com seus clientes. Se você quer saber mais sobre o tema, deixe um comentário ou acesse o nosso canal!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Autentify

A Autentify é uma plataforma de soluções antifraude que utiliza a inteligência de email para gerar uma pontuação de identidade digital para clientes a fim de reduzir o risco nas transações online. Combinando 5 camadas de proteção (email, IP, dados de rede, geolocalização e device ID) dando uma visão profunda e abrangente para a tomada de decisão. Além disso, possui o AutentiFace, uma validação biométrica facial utilizando bases oficiais. O retorno é dado por índice de similaridade (percentual) para cada selfie validada, oferecendo assim a confiança de que seu negócio precisa.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é pró-rata e como calculá-lo?

5 dicas para viver com um salário mínimo

5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante

Cheque: entenda o que é e conheça suas variações

Lei do Superendividamento: saiba como renegociar suas dívidas sem extrapolar seu orçamento

Como se organizar para comprar sua casa própria em 2022

Conta bancária: conheça os principais tipos

Transferência bancária: como funciona a operação?