Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Tem mais de um cartão de crédito? Saiba como controlar as suas finanças

Por Nara LimaPublicado em

Ter mais de um cartão de crédito pode ser uma "bomba relógio" para quem não tem organização financeira, pois os juros cobrados no rotativo são altos. De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, no mês de junho, esses juros chegaram à média de 327,5% ao ano.

Isso significa que não é indicado ter mais de um cartão de crédito? Depende! Se você for uma pessoa organizada e que sabe cuidar do seu dinheiro, ter mais de um plástico a sua disposição não é um problema. No entanto, se você não possuir controle das suas finanças, eles podem se tornar inimigos do seu bolso.

E você, é do time dos controlados ou faz parte do grupo que não sabe muito bem como organizar as faturas dos cartões? Para te ajudar a não se enrolar com seus cartões de crédito, preparamos um conteúdo especial para você. Continue a leitura e aproveite!

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Confira as datas de vencimento das faturas

A primeira dica é estar atento as datas de fechamento das faturas do cartão de crédito, pois quanto mais próximas elas forem a data de recebimento do salário, maiores são as chances de você pagá-las sem atraso. 

Caso as datas de vencimento sejam em dias distintos, busque sempre reservar uma parte do seu salário para quitá-las na data prevista. Se você conta com outras rendas fixas e recebe em mais de uma data no mês, opte por deixar as faturas separadas, uma parte você paga com o primeiro pagamento e as outras com o segundo.  

Separe os cartões por categorias

Uma dica importante para você não se enrolar com seus cartões é separá-los por categorias, ou seja, utilizá-los com finalidades distintas. Por exemplo: ter um cartão para compras pequenas e rotineiras, e outro secundário para aquisições maiores e caras.

Pode parecer que não, mas essa divisão pode te ajudar e muito a controlar seus gastos e a evitar desagradáveis surpresas para o seu bolso.

Já está endividado? Saiba o que fazer

Se você já está endividado com suas faturas, tentar negociar suas parcelas do cartão e evitar gastos até o fim da quitação das parcelas pode ser uma boa opção. Outra possibilidade é a de solicitar um empréstimo com juros menores aos do cartão. No entanto, é importante lembrar que essa segunda opção é uma espécie de "troca" de dívida, já que você está fazendo uma outra dívida para quitar as dos cartões.

Vale frisar que parcela de empréstimo tem que caber no seu bolso, certo? Para suas contas não virarem uma bola de neve, é essencial colocar o valor das parcelas do empréstimo, caso solicitado, no seu orçamento mensal.

Parcelar ou pagar à vista?

Um ponto que merece destaque é o do pagamento de produtos ou serviços. É melhor pagar à vista ou parcelar? Apesar da segunda opção dar um pouco mais de controle sobre os demais gastos, você corre o risco adquirir mais compras parceladas, o que pode acarretar em problemas financeiros.

A dica é pagar tudo à vista ou em uma parcela só. Vale lembrar que isso não é regra, e as indicações de compras à vista ou parceladas podem variar de acordo com a realidade de cada um. 

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo te ajude a lidar melhor com sua vida financeira, afinal, esse é o nosso principal objetivo. Em caso de dúvidas sobre cartões de crédito, deixe seu comentário aqui embaixo.

Nos vemos em breve! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça o Anthor, aplicativo que conecta empresas a prestadores

WhatsApp Pay: confira 8 vantagens desse tipo de pagamento

Mercado Pago: guia completo

Tipos de carro: principais características e diferenças

5 livros que mudarão sua vida financeira

3 conselhos básicos para alcançar a liberdade financeira

Inteligência artificial em soluções antifraude

Onde usar a carteira digital Apple Pay?