Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

TikTok como ferramenta de negócios: guia completo

Por Camila SilveiraPublicado em

Apesar da internet ter se tornado um excelente canal de aquisição e comunicação com os consumidores, muitos empreendedores não entendem que ter uma presença extremamente forte no meio digital é indispensável para não ficar atrás da concorrência e conquistar espaço no mercado.

Um dos maiores desafios de adicionar as mídias sociais em uma estratégia empresarial é a transformação constante pela qual esse mercado passa, alterando completamente o comportamento do consumidor e, ao mesmo tempo, a forma e o tipo de conteúdo que ele consome.

Por exemplo, há pouco tempo, o número de curtidas no Instagram deixou de aparecer para os usuários, e ainda que essa métrica tenha voltado, o comportamento do consumidor passou a focar mais na qualidade do conteúdo do que em sua popularidade. O mesmo acontece com outras plataformas.

O TikTok surgiu em 2016 e já ultrapassou a faixa de mais de um bilhão de downloads, tornando-se extremamente popular entre o público jovem. Essas e outras novidades exigem atenção redobrada dos empreendedores às mudanças e uma cultura de constante inovação, a fim de aproveitar as oportunidades que surgem.

Sendo assim, neste artigo, você vai entender por que o TikTok vem se tornando tão importante no contexto organizacional e como explorar essa ferramenta para aumentar as suas vendas e melhorar seu relacionamento com o consumidor.

TikTok como ferramenta de negócios: guia completo

Como o TikTok funciona?

O TikTok é uma plataforma de vídeos curtos, com limite máximo de 60 segundos, disponível para celulares iOS e Android

Os usuários do aplicativo podem editar, gravar e alterar o vídeo da forma que preferirem antes de postar, e o foco dos conteúdos tende a apresentar caráter humorístico, mesmo que o formato de dublagem seja bastante popular na plataforma.

Uma das principais vantagens do aplicativo é que os vídeos de maior destaque costumam viralizar não só na plataforma, mas em outras redes sociais, como o Twitter, Instagram e Facebook (Meta).

Assim como nos aplicativos tradicionais, o TikTok tem ferramentas de engajamentos para que as pessoas possam curtir, comentar e compartilhar as publicações alheias, enviar mensagens diretas, bem como seguir outros perfis. Apesar disso, a plataforma não exige que o usuário tenha uma conta para acessar os conteúdos publicados.

Por fim, o aplicativo utiliza inteligência artificial para segmentar os conteúdos de acordo com o que o usuário consome. O uso das hashtags também ajuda no processo de segmentação.

Por que utilizar o TikTok na sua estratégia de marketing?

Empresas que utilizam o TikTok na estratégia de marketing conseguem aumentar suas vendas através do marketing de influenciadores. De acordo com uma pesquisa realizada na plataforma, 72% dos usuários seguem influenciadores e 50% confiam nas recomendações desses. 

O aplicativo, por sua vez, oferece um significativo espaço para a divulgação do seu produto ou serviço por meio dos perfis dessas personalidades da internet. 

O investimento neste tipo de estratégia, que utiliza o canal de outras pessoas do TikTok, permite que o seu negócio teste o alcance da ferramenta e veja o quão vantajosa ela pode ser para o seu empreendimento.

TikTok e o relacionamento com os consumidores

Você também pode criar um perfil no aplicativo e utilizá-lo para a divulgação de conteúdos e construção da sua audiência. No entanto, vale lembrar que os conteúdos devem ser dinâmicos, humorísticos e de caráter viral. O ideal é construir os chamados "memes", gerar peças criativas e que engajem a sua audiência.

Esse tipo de conteúdo do TikTok faz com que a rede social seja mais focada no relacionamento com o consumidor, afinal, na grande maioria das vezes, os vídeos não contêm informações sobre o produto em si, mas sim o foco em gerar engajamento com os usuários. 

Outro diferencial é que o aplicativo possibilita a elaboração de uma voz de marca por meio dos seus vídeos, fazendo com que seus seguidores conheçam os valores da sua empresa e se identifiquem com ela, auxiliando no processo de fidelização.

Público-alvo do TikTok

Hoje em dia, o aplicativo tem mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, superando redes como Twitter e Snapchat. Apesar disso, o nicho que acessa a plataforma é bem específico.

Aproximadamente 41% dos usuários estão na faixa etária entre 16 e 24 anos. Além disso, um terço dos usuários é da China, país de origem do aplicativo.

Sabendo disso, é importante identificar suas personas antes de investir pesado nessa plataforma, afinal, às vezes o seu público pode não se encaixar no perfil de quem consome conteúdo no TikTok.

Vale lembrar também que a plataforma é uma rede social relativamente nova e ainda em processo de popularização no Brasil, podendo ampliar seu público e diversificá-lo futuramente.

Como o TikTok pode aumentar as suas vendas?

Apesar do TikTok ser uma rede mais focada para conteúdos de topo e meio de funil, é completamente possível aumentar suas vendas a longo prazo.

Até porque, embora a sua audiência possa não estar em momento de compra, pode ser que um dia ela precise do seu produto e, por meio da sua estratégia de engajamento, a sua marca pode estar consolidada na mente do consumidor.

Além disso, a rede social reconhece que precisa aprimorar a parte comercial da ferramenta. Para isso, estão sendo feitos testes para a inserção mais eficaz de anúncios, assim como outros tipos de otimização que facilitam o sistema de comercialização no TikTok.

Como aplicar as suas estratégias no TikTok?

Para produzir conteúdos no TikTok, não são necessários muitos recursos, apenas a boa e velha criatividade. O primeiro passo é a criação de uma conta.

Em seguida, é preciso ter um escopo das publicações, com pequenos roteiros e a definição dos objetivos.

Uma das vantagens da plataforma é que ela não exige que seus produtores sejam experts em edição de vídeo. Ela oferece formas de edição facilitadas que auxiliam na produção de conteúdos.

Aproveitar as tendências da rede também é uma boa saída para produzir conteúdos iniciais. Você pode, por exemplo, participar dos desafios musicais, que geralmente viralizam na plataforma.

O mais importante é explorar a veia cômica da situação e gerar conteúdos de identificação com o público. Com o tempo, você vai entendendo qual tipo de conteúdo seus consumidores mais gostam e, como resultado, aprimora as suas estratégias. 

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Dicas de como cobrar o seu cliente sem desgastar a relação

Qual a importância do Social Media dentro do seu negócio

Twitter lança cursos para auxiliar empresas a mensurar campanhas na plataforma

TikTok como ferramenta de negócios: guia completo

Empreendedorismo: por que separar o dinheiro pessoal do da empresa?

Como vender no iFood, Uber Eats e Rappi?

Black Friday 2021: 7 dicas de como preparar seu e-commerce

Antecipação de recebíveis de cartão: tudo o que você precisa saber