Título de capitalização: o que é e como funciona
Já ouviu falar em título de capitalização, mas não sabe o que é e nem como funciona? Fique tranquilo, pois neste artigo nós vamos esclarecer suas dúvidas. Continue a leitura e aproveite o conteúdo.

O que você procura?
O que é um título de capitalização?
O título de capitalização é uma espécie de aplicação financeira que costuma ser bastante oferecida por gerentes de bancos.
Eles podem ter diversos nomes, no entanto, o princípio é o mesmo: o titular (cliente) se compromete com um valor, que pode ser pago de uma vez ou em parcelas mensais. Em troca, o título oferece sorteios, como prêmios em dinheiro, por exemplo, durante um prazo estipulado. No final do prazo, o cliente pode resgatar o dinheiro que guardou com alguma correção.
Apesar disso, ao contrário da poupança e outros investimentos, essa opção não é garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ou seja, se a instituição financeira na qual você fez a aplicação tiver problemas e vier à falência, você não será ressarcido e perderá todo o seu dinheiro.
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é quem aprova as entidades que podem emitir títulos de capitalização.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Como funciona o título de capitalização?
Agora que você já entendeu o que é o título de capitalização, entenda como ele funciona e veja se realmente vale a pena optar por essa aplicação.
Forma de pagamento do título de capitalização
Normalmente, existem três formas de pagamento para os títulos de capitalização:
- Pagamento Único (PU): você deposita todo o valor de uma só vez;
- Pagamento Mensal (PM): um valor pré-definido é descontado na sua conta todos os meses;
- Pagamento Periódico (PP): ao contratar esse serviço, você escolhe a periodicidade do pagamento.
Observação importante: vale ressaltar que no pagamento do título de capitalização, são descontados o custeio do prêmio anunciado e também as despesas administrativas envolvidas nesse produto.
Rentabilidade do título de capitalização
Na maioria das vezes, o título de capitalização tem a sua rentabilidade atrelada à Taxa Referencial (TR) e no momento de fechar o contrato é determinada uma taxa de juros. Nesses casos, essa taxa pode ser variável.
A rentabilidade do título de capitalização, por sua vez, é aplicada somente sobre uma parte do dinheiro.
Sorteio do título de capitalização
Caso você compre um título de capitalização, o ideal é que seja sorteado dentro do prazo de vigência para que a rentabilidade sobre o valor investido seja maior. Se isso não acontecer, o rendimento pode não ser comparável com outros investimentos.
Descomplicamos?
Ajudamos você com esse artigo? Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe o seu comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário