Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Trabalho por aplicativo: governo estuda debater a regulamentação da modalidade

Por Nara LimaPublicado em

De acordo com o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Bruno Blanco, o governo discutirá a regulamentação do trabalho por aplicativo em um grupo específico. A informação foi divulgada em um evento promovido pelo Conselho de Relações do Trabalho (Cert) da Fecomércio-SP.

Segundo Blanco, é importante assegurar a formalização desses profissionais, mas sem utilizar "amarras" à atividade das plataformas, inviabilizando sua operação.

Desemprego e pandemia

A pandemia da Covid-19 agravou a crise econômica do país, afetando principalmente a classe trabalhadora. Com esse cenário, o trabalho por aplicativo se tornou válvula de escape do desemprego e uma garantia de renda.

No entanto, por ser uma categoria não protegida pelas leis trabalhistas, as empresas do setor começam a se mobilizar em defesa de uma regulamentação da profissão que assegure direitos como aposentadoria e ganhos mínimos, sem tirar a flexibilidade e a autonomia do modelo.

"Um ponto fulcral é fazer (a regulamentação) com a maior cautela possível para que possamos proteger os trabalhadores, as empresas e não inviabilizar a tecnologia", disse o secretário.

Durante o evento, a desembargadora Maria Cristina Mattioli, conselheira do Cert/Fecomércio-SP, informou que a empresa elaborou uma proposta que poderia ser um ponto de partida para essas discussões. Dessa forma, as plataformas seriam consideradas "intermediadoras", e os profissionais, "parceiros", cadastrados voluntariamente nas plataformas.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O presidente da Associação Brasileira de Online to Offline (ABO2O), Vitor Magnani, destacou que os trabalhadores precisam ser ouvidos.

"Para a plataforma que considera esse tema muito importante, sugiro a utilização do MEI, ou constituição de fundos privados. Tem muito a se fazer pela iniciativa privada desde já", afirmou.

Se você ainda não entende muito bem como funciona esse mercado, mas vê nele uma oportunidade para ganhar dinheiro, conheça algumas formas de trabalho por aplicativo:

Esse conteúdo foi útil? 

Essas e muitas outras informações a respeito do mercado financeiro você encontra no blog da Foregon. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.

Nos vemos em breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Bandeira verde deixará a conta de luz mais barata?

PicPay Card: anuncia fim da promoção de cashback de 5%

Conheça a nova função de consulta ao score de crédito do PicPay

Falha de sistema no C6 Bank resulta em desvio de R$ 23 milhões

Nova margem consignável para empréstimos em 2022 será de até 40% do benefício

Conheça as 8 mulheres mais ricas do Brasil em 2022

4 dos 10 bancos mais rentáveis do mundo são brasileiros

Saque extraordinário do FGTS: nascidos em fevereiro poderão sacar R$ 1 mil a partir do dia 30