Foregon.comConteúdos

Trader: conheça a profissão de quem opera na Bolsa

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

Viver de investimentos é o sonho de muitos brasileiros mas, poucos deles sabem que além de possível, existe uma profissão específica para isso. O profissional trader trabalha atuando na Bolsa de Valores e, neste artigo, vamos conferir como isso funciona. 

O que é trader e qual sua função? 

A palavra trade, na tradução literal, significa comércio ou negócio. Então, seguindo a lógica, o significado desse termo diz respeito a ser um negociador ou comerciante.

O trader é o profissional que trabalha com investimentos de curto prazo da Bolsa de Valores. A sua função é basicamente buscar e encontrar boas oportunidades de compra e venda de ativos que vão desde ações até commodities.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O profissional trader, geralmente, trabalha por conta própria e investe o próprio dinheiro, sempre estudando e acompanhando a volatilidade do mercado para ter mais rentabilidade. 

Porém, há quem prefira procurar por especializações para trabalhar atuando em corretoras, assets e bancos de investimentos. 

O que é preciso para virar trader?

Para trabalhar por conta própria, você não precisará de nenhuma formação para virar um trader, porém, o conhecimento do mercado financeiro e de ações é fundamental. 

Já quem quer se tornar um trader para trabalhar para terceiros, será necessário fazer cursos e especializações na área, pois ele terá a missão de gerar rentabilidade conforme suas escolhas e estratégias. 

Por se tratar de um profissional que atua no ramo de renda variável, o trader é fundamental para ajudar a precificar os ativos no curto prazo, além de dar maior liquidez ao mercado.

Dicas para você entrar no mercado como trader

O ideal para quem deseja trabalhar nesse universo dos investimentos é começar como freelancer. Ou seja, investir apenas algumas horas do dia para isso. 

Isso porque estamos falando de um mercado de renda variável, no qual é possível ganhar ou perder dinheiro dependendo da estratégia adotada e do conhecimento sobre o assunto.

Conforme você for se especializando no universo das finanças e suas aplicações forem rendendo mais lucros, então você poderá se aprofundar mais na profissão e, quem sabe, viver apenas disso. 

Descomplicamos? 

Conta para a gente se você tem vontade de se tornar um profissional trader. Se sim, confira os artigos que separamos para ajudá-lo neste processo de conhecimento sobre investimentos: 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Por que é importante ter o nome limpo?

  • Dicas financeiras

    Relatório Macroeconômico da Boa Vista: como adquirir?

  • Dicas financeiras

    Aviso Eletrônico de Débito da Boa Vista: saiba o que é

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras