Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Trader: conheça a profissão de quem opera na Bolsa

Por Thais SouzaPublicado em

Viver de investimentos é o sonho de muitos brasileiros mas, poucos deles sabem que além de possível, existe uma profissão específica para isso. O profissional trader trabalha atuando na Bolsa de Valores e, neste artigo, vamos conferir como isso funciona. 

O que é trader e qual sua função? 

A palavra trade, na tradução literal, significa comércio ou negócio. Então, seguindo a lógica, o significado desse termo diz respeito a ser um negociador ou comerciante.

O trader é o profissional que trabalha com investimentos de curto prazo da Bolsa de Valores. A sua função é basicamente buscar e encontrar boas oportunidades de compra e venda de ativos que vão desde ações até commodities.

O profissional trader, geralmente, trabalha por conta própria e investe o próprio dinheiro, sempre estudando e acompanhando a volatilidade do mercado para ter mais rentabilidade. 

Porém, há quem prefira procurar por especializações para trabalhar atuando em corretoras, assets e bancos de investimentos. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O que é preciso para virar trader?

Para trabalhar por conta própria, você não precisará de nenhuma formação para virar um trader, porém, o conhecimento do mercado financeiro e de ações é fundamental. 

Já quem quer se tornar um trader para trabalhar para terceiros, será necessário fazer cursos e especializações na área, pois ele terá a missão de gerar rentabilidade conforme suas escolhas e estratégias.

Por se tratar de um profissional que atua no ramo de renda variável, o trader é fundamental para ajudar a precificar os ativos no curto prazo, além de dar maior liquidez ao mercado.

Dicas para você entrar no mercado como trader

O ideal para quem deseja trabalhar nesse universo dos investimentos é começar como freelancer. Ou seja, investir apenas algumas horas do dia para isso. 

Isso porque estamos falando de um mercado de renda variável, no qual é possível ganhar ou perder dinheiro dependendo da estratégia adotada e do conhecimento sobre o assunto.

Conforme você for se especializando no universo das finanças e suas aplicações forem rendendo mais lucros, então você poderá se aprofundar mais na profissão e, quem sabe, viver apenas disso. 

Descomplicamos? 

Conta para a gente se você tem vontade de se tornar um profissional trader. Se sim, confira os artigos que separamos para ajudá-lo neste processo de conhecimento sobre investimentos: 

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário que a gente descomplica para você. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Ter vários cartões de crédito pode impactar no score de crédito?

Segurança: saiba como proteger os aplicativos de bancos no celular

Samsung Pay e Google Pay: qual a diferença entre as carteiras digitais?

Plataforma de crédito em cloud: o que é e como funciona?

6 dicas para identificar se o boleto bancário é falso

Minhas Finanças: entenda como organizar a vida financeira no aplicativo

É possível pagar multas com cartão de crédito?

Banco BV financiamentos