Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Trojan bancário: saiba o que é e como se proteger dessa ameaça

Por Sabrina VansellaPublicado em

Com o aumento da digitalização e uma nova onda de vazamento de dados, provavelmente você já tenha ouvido falar sobre o trojan bancário, mas o que esse termo significa e como se proteger dessa ameaça? Continue a leitura do artigo e tenha mais informações.

O que é um trojan bancário?

O trojan bancário também é conhecido como cavalo de troia e funciona como uma espécie de malware que busca coletar informações confidenciais dos clientes das instituições financeiras. Geralmente, essa coleta é feita no universo online através de computadores infectados.

A forma mais comum de dar acesso à esses malwares acontece por falta de orientação do usuário, que acaba clicando em e-mails de spam ou baixam documentos que estão comprometidos.

Como o trojan bancário ataca?

Os trojans bancários mais recorrentes são feitos para atacar empresas que trafegam e administram valores altos, como instituições financeiras ou corretoras de valores. Em alguns momentos, esse malware pode infectar os dispositivos de colaboradores chave da organização, o que entrega acesso às contas e dados da empresa para o invasor.

O principal objetivo dos cibercriminosos envolvidos nesse malware é conseguir alguma quantia em dinheiro, mas também existem aqueles que fazem isso como forma de desafio.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

É importante ficar atento às formas de contrair esse malware.  Por isso, confira os principais métodos de infecção que são feitos por:

  • E-mails de phishing e spam: perfis falsos ou pessoas que fingem ser confiáveis podem te convencer de clicar em um link ou fazer download e abrir um arquivo infectado;
  • Kits explora: cibercriminosos aproveitam vulnerabilidades no site e usam kits de exploração para entregar um trojan bancário aos visitantes;
  • Malvertising: alguns anúncios podem estar infectados e redirecionam os usuários para o site ou arquivo comprometido;
  • Malware de macros: utiliza uma linguagem de programação usada em determinado software, como o Word ou o Excel e engana o usuário.

Como se proteger contra o trojan bancário?

Geralmente os desenvolvedores desses malwares estão sempre fazendo atualizações e se adaptando de alguma forma. Por isso, é desafiador se manter seguro dessas ameaças. No entanto, existem algumas técnicas comuns que são eficazes contra a infecção do seu computador em determinadas situações.

O mais indicado é que as empresas estejam preparadas para isso e adotem uma estratégia de defesa que mostra como se prevenir e o que fazer caso a máquina do colaborador acabe sendo exposta ao risco.

As principais formas de defender seu colaborador desse malware é utilizando controles técnicos e não técnicos, como:

  • Treinamentos para a equipe;
  • Abertura de canais para possíveis suspeitas de phishing;
  • Atualizações recorrentes do sistema;
  • Utilização de um sistema ou serviço de filtragem de e-mail;
  • Instalação de antivírus;
  • Acesso administrativo apenas para cargos que exigem isso;
  • Restrição de acesso a sites maliciosos.

Informamos?

Você sabia que a Foregon também preza pela sua segurança? Após cadastrar seu CPF no nosso portal e calcular seu score de crédito, nós garantimos a segurança dos seus dados.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Como saber se uma instituição financeira é confiável?

Conheça os 3 bancos que mais liberam limite de crédito

Como eliminar restrições no CPF e ficar com o nome limpo

Erro X5 na Caixa: o que é e como resolver?

Saiba como aproveitar as férias com pouco dinheiro

BBB22: quanto custa e como assinar o pay-per-view?

Aprenda organizar seu dinheiro com o Finanças+ do BTG+

IPTU 2022: saiba quais são os aumentos e descontos para algumas capitais do país