Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Universitários: confira 5 dicas que irão te ajudar a controlar o seu dinheiro

Por Nara LimaPublicado em

A vida dos universitários é cheia de desafios, nós sabemos disso. Uma das principais adversidades desse período é manter a vida financeira em dia. Você é estudante e também sente dificuldade em controlar o seu dinheiro? Calma!

Neste artigo, separamos cinco dicas simples que irão te auxiliar a lidar e administrar seu dinheiro nessa fase da vida que, muitas vezes, pode ser turbulenta. Continue com a gente e aproveite a leitura.

Cinco dicas para universitários controlarem seu dinheiro

1. Organize seus gastos

Antes de mais nada, é preciso colocar todas suas despesas na "ponta do lápis". A vida dos universitários envolve todos os tipos de gastos, como livros, internet, alimentação, entre outros.

Para começar, nada melhor que priorizar o que é realmente importante nesse momento, concorda? Mapeie seus custos mensais e veja se sua renda está cobrindo seus gastos. Esse é o primeiro passo para manter suas finanças em equilíbrio sem atrapalhar seus estudos.

2. Deixe os gastos supérfluos de lado

Após estar com todos os números muito bem anotados, é hora de dar início ao segundo passo: controlar seus gastos, evitando a aquisição de produtos e serviços supérfluos.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Antes de comprar algo no impulso, se questione sobre a real necessidade do produto. Será que você realmente precisa disso no momento atual da sua vida? Não estamos aqui para acabar com os momentos de lazer, inclusive, eles são muito importantes, no entanto, é preciso se atentar a esses tipos de gastos.

3. Busque por outras alternativas de estudo

Que tal você ler um livro no seu computador, sem precisar pagar por cópias ou impressões? Ler livros em formato PDF pode te ajudar a economizar uma grana no fim do mês, já que esse é um dos gastos mais comuns dos universitários brasileiros

Outra opção para economizar, não apenas com livros e apostilas, é frequentar bibliotecas, comer em restaurantes universitários, utilizar o transporte público e pesquisar por programas estudantis que contam com bolsas de auxílio.

4. Guarde uma quantia para emergências

Esse já é um passo mais complicado, afinal, nem todos conseguem guardar dinheiro, mesmo que tenham vontade. No entanto, é importante ter em mente que situações atípicas podem surgir e, nesse momento, dependendo do valor, esse gasto pode comprometer o orçamento e desorganizar todo seu planejamento.

Para evitar esse problema, a dica é guardar uma quantia fixa mensalmente, não importa qual seja o valor, o importante é guardar. Investir também é uma forma de fazer o seu dinheiro render, afinal, existem diversas opções de investimentos. Procure aquela que mais se encaixa ao seu perfil e deixe seu dinheiro trabalhar.

5. Procure gerar uma renda extra

Se você não conseguir um estágio remunerado na sua área, que tal apostar em trabalhos como freelancer? Essa pode ser uma ótima alternativa, já que com horários flexíveis, é possível conciliar sua rotina com os compromissos da faculdade.

Resumidamente, devemos fixar na mente que a ideia é comprar com sabedoria e não por impulso. Pesquise preços em diversos estabelecimentos, busque ofertas e descontos e recupere o controle do seu dinheiro.

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo seja útil para sua vida financeira, afinal, nosso trabalho é descomplicar as suas finanças. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

C6 Tag: saiba tudo sobre a tag de pedágio do C6 Bank

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir