Vacina de Oxford para a Covid-19 mostra resultados promissores
A universidade de Oxford, do Reino Unido, anunciou no começo dessa semana que os testes da vacina para a Covid-19 apresentaram segurança, além de uma resposta imune no corpo dos participantes. No entanto, os resultados ainda são preliminares e se referem às duas primeiras fases de testes da imunização. Confira mais detalhes, logo a seguir.

Quem participou dos testes?
Segundo informações do site do G1, no Reino Unido, as fases um e dois dos testes foram aplicadas em 1.077 voluntários. Portanto, os ensaios revelaram que a vacina para a Covid-19 induziu uma resposta imune até 56 dias depois da administração da dose.
Essa resposta foi gerada tanto por células T (pertencem ao sistema imune e são capazes de identificar e destruir células infectadas), como por anticorpos.
Conforme o que foi divulgado pelo G1, 50 mil pessoas participam dos testes em todo o mundo. Vale destacar ainda que dois mil voluntários são de São Paulo, mais dois mil participantes da Bahia e, por fim, mil pessoas do Rio de Janeiro.
No momento, a vacina da universidade de Oxford é a mais avançada dentre todas as que estão em pesquisa pelo mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Quais foram os efeitos colaterais da vacina de Oxford?
Os cientistas envolvidos na vacina para a Covid-19 divulgaram que as reações causadas pelos testes foram:
- Febre;
- Dores musculares;
- Inchaço ao redor do local em que foi aplicada a injeção;
- Braço machucado.
A vacina para a Covid-19 já está pronta?
Apesar dos resultados se mostrarem promissores, ainda não é possível dizer que uma pessoa exposta ao vírus fica imune com a vacina de Oxford. A fase três, que é a etapa final, está em andamento tanto no Brasil, como em outros países.
Portanto, só com ela vai ser possível verificar se a eficácia da vacina funciona em um grande número de voluntários. É importante ressaltar ainda que os cientistas não conseguem afirmar no momento o quanto de resposta imune é necessária para combater a doença causada pelo vírus Sars-CoV-2.
Conteúdos que você precisa conhecer
Antes de ir, selecionamos alguns artigos que também podem ser do seu interesse:
- Testes de vacina para o coronavírus começam na próxima semana;
- Coronavírus: planos de saúde cancelam autorizações de exames e cirurgias;
- Como manter a saúde mental durante a crise?.
Descomplicamos?
Conte pra gente, o que você achou dos resultados preliminares da vacina para a Covid-19? Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário