Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Vale a pena comprar um carro seminovo?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Por conta da pandemia, as concessionárias tiveram um desafio para manter o mercado aquecido. Com o agravamento da renda familiar, muitos brasileiros passaram a considerar a compra de um carro seminovo e não 0km. Pensando nisso, vamos te responder se ainda vale ou não a pena comprar um veículo seminovo em 2021. Continue a leitura.

O que devo considerar antes de comprar um carro seminovo?

Qualquer compra, principalmente de valores mais altos, devem ser feitas somente no momento ideal de comprometer o orçamento. Portanto, é essencial que sejam avaliadas as condições de pagamento da compra, as diferentes taxas e nunca esquecer que existem outros gastos além do valor do automóvel. 

Outro ponto que merece destaque é do quanto de seu orçamento deverá ser ajustado após a aquisição de um carro. IPVA, manutenção, imprevistos e combustível são uns dos principais gastos que devem ser considerados em seu novo planejamento financeiro

Antes de fechar negócio é muito importante realizar uma boa pesquisa e sempre optar por uma empresa capaz de oferecer segurança para você. Por isso, considere o estado do carro, a quantidade de donos que o veículo já teve e se há algum suporte no pós-venda antes de tomar a grande decisão.

Afinal, se essas medidas não forem tomadas, a compra de um carro seminovo, que parecia uma economia, pode se tornar um prejuízo após reparos e gastos em mecânicas. 

Vale a pena comprar um carro seminovo?

Existem algumas situações em que realmente vale a compra de um carro seminovo, principalmente depois de ter avaliado se a aquisição do veículo é mesmo uma vantagem na sua rotina.

Diferente do carro novo, que sofre uma depreciação de 10% a 15% após sair da concessionária, a depreciação do carro seminovo acontece ao longo dos meses. Essa é o melhor benefício em realizar a compra de um automóvel usado, pois, dessa forma, não serão pagos uma série de juros em cima de um valor que, automaticamente, é depreciado após a compra.

Dica Foregon

Não comprometa mais do que 5% do seu orçamento mensal na compra de um carro, as chances de se endividar com algum imprevisto aumentam. Para contornar ou amenizar situações atípicas, priorize fazer uma reserva de emergência.

Informamos?

Esperamos que agora você tenha entendido as principais vantagens de comprar um carro seminovo. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba o que é capital e conheça os tipos existentes

Quem recebeu o benefício do Auxílio Emergencial vai receber Auxílio Brasil?

Como usar o CDC Digital para aumentar as vendas?

Como reter talentos na área de tecnologia?

Como conseguir taxas de juros atrativas e não perder dinheiro

Conheça as vantagens do seguro de vida do Nubank

Aplicativo do Auxílio Brasil é lançado: veja como acessar

Detran SP: confira novo cronograma para renovar CNH vencida