Vale a pena contratar um empréstimo para pagar dívidas?
Contratar uma linha de crédito para quitar outras contas é uma prática conhecida como consolidação de dívidas. Neste caso, a modalidade escolhida, geralmente é o empréstimo e dependendo das taxas de juros pode valer a pena contratar.

Isso porque quando a pessoa começa a se comprometer com muitas contas, prazos e taxas de juros diferentes, fica cada vez mais difícil honrar todos esses compromissos. Portanto, com um empréstimo que cubra todas essas despesas é possível focar em fazer o pagamento apenas dessa nova pendência, que pode ter taxas melhores.
O que você procura?
Empréstimo para pagar dívidas: como funciona?
Quando você adquire um empréstimo para saldar todas as dívidas atrasadas, passará a se comprometer apenas com uma mensalidade. Além disso, algumas instituições oferecem desconto para quem adianta o pagamento das parcelas.
Mas fique atento ao solicitar esta linha de crédito com esse propósito, só valerá a pena se as taxas de juros forem menores do que a que paga atualmente. Lembre-se sempre de analisar o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo, prazo de pagamento, praticidade e outros fatores que precisam ser vantajosos para você.
Existe outra opção para quitar as dívidas?
Felizmente sim, a oferta no mercado é muito boa para quem precisa saldar as pendências. Uma delas é optar por um consórcio, uma opção de crédito livre de juros, sem taxa de adesão e sem entrada. Ele pode ser ideal para quem precisa organizar a vida financeira.
No entanto, essa modalidade não libera o valor imediatamente. Para ser contemplado no consórcio, é preciso ter a cota sorteada ou ofertar o melhor lance para antecipar o recebimento da carta de crédito. De qualquer maneira, ela exige disciplina e compromisso com o pagamento das parcelas, assim como o empréstimo.
Consequências da dívida em sua vida
Chega o fim do mês e o dinheiro já se foi. As contas começam a acumular para o próximo pagamento e os juros não perdoam. É nesse momento que surgem os problemas, correndo o risco de se transforem em uma bola de neve. Uma mudança de hábito e planejamento financeiro podem ajudar a contornar essa situação.
Quer entender melhor sobre educação financeira e colocar sua vida nos trilhos novamente? Leia o artigo especial que separamos para sua leitura:
Deixe seu comentário