Foregon.comConteúdos

Vale a pena contratar um empréstimo para pagar dívidas?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em
Compartilhe

Contratar uma linha de crédito para quitar outras contas é uma prática conhecida como consolidação de dívidas. Neste caso, a modalidade escolhida, geralmente é o empréstimo e dependendo das taxas de juros pode valer a pena contratar.

Isso porque quando a pessoa começa a se comprometer com muitas contas, prazos e taxas de juros diferentes, fica cada vez mais difícil honrar todos esses compromissos. Portanto, com um empréstimo que cubra todas essas despesas é possível focar em fazer o pagamento apenas dessa nova pendência, que pode ter taxas melhores.

Empréstimo para pagar dívidas: como funciona? 

Quando você adquire um empréstimo para saldar todas as dívidas atrasadas, passará a se comprometer apenas com uma mensalidade. Além disso, algumas instituições oferecem desconto para quem adianta o pagamento das parcelas. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Mas fique atento ao solicitar esta linha de crédito com esse propósito, só valerá a pena se as taxas de juros forem menores do que a que paga atualmente. Lembre-se sempre de analisar o Custo Efetivo Total (CET) do empréstimo, prazo de pagamento, praticidade e outros fatores que precisam ser vantajosos para você.

Existe outra opção para quitar as dívidas?

Felizmente sim, a oferta no mercado é muito boa para quem precisa saldar as pendências. Uma delas é optar por um consórcio, uma opção de crédito livre de juros, sem taxa de adesão e sem entrada. Ele pode ser ideal para quem precisa organizar a vida financeira.

No entanto, essa modalidade não libera o valor imediatamente. Para ser contemplado no consórcio, é preciso ter a cota sorteada ou ofertar o melhor lance para antecipar o recebimento da carta de crédito. De qualquer maneira, ela exige disciplina e compromisso com o pagamento das parcelas, assim como o empréstimo.

Consequências da dívida em sua vida

Chega o fim do mês e o dinheiro já se foi. As contas começam a acumular para o próximo pagamento e os juros não perdoam. É nesse momento que surgem os problemas, correndo o risco de se transforem em uma bola de neve. Uma mudança de hábito e planejamento financeiro podem ajudar a contornar essa situação.

Quer entender melhor sobre educação financeira e colocar sua vida nos trilhos novamente? Leia o artigo especial que separamos para sua leitura: 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Empréstimo

    Empréstimo para negativados do BB: condições e como contratar

  • Empréstimo

    Empréstimo para MEI: conheça a linha de crédito que oferece até R$ 50 mil

  • Empréstimo

    Banco do Brasil: empréstimo para negativados com até 180 dias para pagar

  • Empréstimo

    Senado aprova empréstimo para empresas via maquininha de cartão

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Empréstimo