Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Varejo pós pandemia: 7 novas tendências para os meios de pagamentos

Por Sabrina VansellaPublicado em

A busca pelos novos meios de pagamento aumentou durante a pandemia e agora, com o aumento da vacinação contra a Covid-19, percebemos que novas tecnologias chegaram para influenciar o comportamento do consumidor no varejo. 

No início da pandemia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) sugeriu a adesão do método de pagamento por aproximação, com o intuito de evitar a contaminação do vírus. Na atualidade, esse meio de pagamento continua fazendo parte da rotina de muitas pessoas.

Também existe uma linha de crescimento e de adesão aos novos meios de pagamentos que vieram para ficar. Continue a leitura e confira as novas tendências do varejo pós pandemia!

Quais são os novos meios de pagamento?

No dia a dia pode ser mais difícil de se recordar de um período que não existia tal forma de pagamento. No entanto, não é preciso ir muito longe para perceber que o uso do cartão de crédito cresceu. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) o aumento foi de.42% no terceiro trimestre de 2021.

Além disso, outro estudo da Mastercard apontou que 93% dos entrevistados cogitam utilizar novos métodos de pagamentos digitais daqui para frente.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Entre eles, estão meios de pagamento diferente dos tradicionais (como as cédulas de dinheiro ou o cartão de crédito) veja as novas opções:

  • Contactless;
  • Carteira digital;
  • Links de pagamento;
  • WhatsApp Pay;
  • Biometria;
  • Criptomoeda;
  • QR Code.

7 meios de pagamentos pós pandemia

Provavelmente você já se deparou com um deles, mas é importante passar a considerar a implementação desses meios de pagamentos no seu negócio. Afinal, os clientes priorizam empresas inovadoras e práticas.

Contactless

Apesar de ter sido usado para reduzir a transmissão do vírus, o pagamento por aproximação acabou se tornando uma solução prática na vida das pessoas.

Atualmente, vários clientes de instituições financeiras passaram a solicitar cartões com essa tecnologia. O Brasil está na lista de países em que o pagamento por aproximação se tornou uma tecnologia emergente, segundo o relatório do Mastercard.

É válido lembrar que não são apenas os cartões que contam com essa tecnologia, mas também dispositivos como pulseiras, relógios e outros.

Carteira digital

As carteiras digitais passaram a fazer parte da vida de muitas pessoas durante a pandemia. O relatório do The Global Payments Report apontou um aumento de 44,5% de transações em 2020.

Em um futuro próximo, a expectativa é de que as carteiras digitais sejam ainda mais utilizadas e representem 51,7% de todo valor comercializado até 2024.

Links de pagamento

Com mais lojas virtuais disponíveis nas redes sociais, os links de pagamento se tornaram grandes aliados na vida de vários microempreendedores.

A pesquisa realizada pela Opinion Box mostrou que no Instagram, 82% dos usuários da plataforma seguem alguma marca ou empresa, e 52% já adquiriram algum produto ou contrataram serviço através da plataforma.

WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é uma inovação do aplicativo muito utilizado pelos brasileiros. A partir dessa inovação, os usuários podem utilizar o App de troca de mensagens para realizar transferências de valores.

Mas, existem alguns limites para utilizar essa ferramenta, pois as transações só não podem ultrapassar R$ 1 mil por dia e o limite mensal é de R$ 5 mil. Além disso, é preciso vincular um cartão de débito, pré-pago ou cartão de crédito e débito no App para conseguir realizar alguma transação.

No momento, a adesão desse meio de pagamento está baixa e segundo a Mobile Time, apenas 7% dos usuários cadastraram seus cartões. Apesar disso, a tendência é de que esse número aumente.

Biometria

A biometria é utilizada para identificar um usuário e efetuar pagamentos através do aplicativo do banco. O levantamento da Mastercard citou que 53% dos consumidores consideram o checkout biométrico seguro.

O pagamento biométrico é um método que utiliza características físicas de uma pessoa como forma de validar um processo, ele pode acontecer por: reconhecimento facial, de íris, de retina, leitura digital, entre outros.

Criptomoeda

A criptomoeda ainda não faz parte da rotina dos brasileiros, mas no resto do mundo ela passou a ser muito utilizada como forma de pagamento e por isso merece entrar nessa lista.

Segundo a Mastercard, uma pesquisa realizada com pessoas nascidas após o início da década de 1980 mostrou que 75% do entrevistado afirmaram que usariam essa solução se a conhecessem melhor.

QR Code

O QR Code é um tipo de pagamento que acontece através de um código de barras, que pode ser lido pelo smartphone do cliente ou por outro dispositivo móvel. 

Dessa maneira, é possível efetuar o pagamento de forma prática, ágil e dinâmica. Uma pesquisa realizada pela Mobile Time afirmou que 53% dos consumidores brasileiros já utilizaram esse meio de pagamento.

Informamos?

Esperamos que você tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre os novos meios de pagamentos que deverão estar inclusos nos estabelecimentos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Sociedade Anônima (S.A): o que esse termo significa?

5 bandeiras de cartão de crédito que você deve aceitar no seu negócio

Varejo pós pandemia: 7 novas tendências para os meios de pagamentos

Google Meu Negócio: como cadastrar minha loja na pesquisa do Google?

Voucher e cartão de benefícios: vale a pena aceitar no meu negócio?

Custo de Aquisição de Cliente (CAC): o que significa?

E-commerce: como usar o marketing de influência para vender mais?

Conheça 6 vantagens em ser um microempreendedor individual